Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição no Museu da Brigada Militar homenageia Cabo Toco

Publicação:

Cabo Toco
Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco, esteve na BM de 1923 a 1932 e participou de movimentos revolucionários em 1923, 1924 e - Foto: Divulgação

O Museu da Brigada Militar (BM) realiza, de 9 a 13 deste mês, uma exposição em homenagem à policial militar que ficou conhecida como Cabo Toco e a todas as mulheres da corporação. A mostrá será composta de fotografias de época, armas e fardamentos utilizados pelas PMs.

Na próxima quarta-feira (11), às 16h30, O Museu da BM promove um encontro com as policiais militares atuantes na primeira turma, na qual Cabo Toco foi homenageada. O evento será para reverenciar todas as PMs pelo Dia Internacional da Mulher.

O diretor do Museu, major Gilberto Guntzel, lembra que o alojamento feminino da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos ( EsFAS) leva o nome de Cabo Toco. "Ela também foi patrona da primeira turma de policiais femininas da Brigada Militar e da primeira turma de PMs femininas do 2º Regimento de Policia Montada (RPMon). Ijuí também homenageou Cabo Toco. Uma rua do município e o CTG do 9º Batalhão da Polícia Militar, localizado na cidade, levam o seu nome.

Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco, nasceu no dia 18 de junho de 1902, na localidade de Camaquã, em Caçapava do Sul. Na década de 20, integrou as fileiras da Brigada Militar, como combatente e enfermeira do 1º Regimento de Cavalaria, hoje 1º Regimento de Polícia Montada, sediado em Santa Maria. Participou dos movimentos revolucionários de 1923, 1924 e 1926. Ela incorporou em 1923 e só deixou a BM em 1932.

Em 1951, casou-se com Antônio Martins da Silva, mas não teve filhos.
Faleceu em 21 de outubro de 1989, com 87 anos. Sua figura ficou conhecida em 1987, quando a intérprete gaúcha Fátima Gimenez venceu a 5ª Vigília do Canto Gaúcho com a música "Cabo Toco".

 Texto: Clelia Admar/Assessoria de Comunicação/BM

  Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul