Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Recital de violoncelo e piano abre Musical Évora de março

Publicação:

Cultura
Marjana Rutkowski e André Loss - Foto: Divulgação/TSP

O Musical Évora retoma suas atividades neste mês de março e traz, como  primeira atração, o duo de violoncelo e piano formado por Marjana Rutkowski e André Loss. Com entrada franca, a apresentação ocorre no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, na próxima quarta-feira (11), a partir das 12h30.

Com repertório romântico, o duo traz a estreia mundial de Elegy N.1 e Valse Lente, do compositor contemporâneo Mosche Knoll, além de obras de Felix Mendelssohn-Bartholdy, Ernesto Nazareth e Heitor Villa-Lobos. O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro, com patrocínio da Évora Holding S/A.

O duo - Marjana Rutkowski possui consolidada carreira como violoncelista. Já realizou apresentações na Europa, no Canadá, Brasil, em Israel e Estados Unidos, além de ser constantemente convidada para participar de diversos festivais. Iniciou seus estudos no Brasil e obteve o mestrado em Música pela Hartt School, Universidade de Hartford. Contemplada com uma bolsa da Universidade de Yale (EUA), foi a principal Cello do Yale Contemporary Players, grupo com ênfase no repertório pós-1945, e também camerista na Paul Hindemith Foundation (Suíça). Com o Duo Rutkowski-Olivé, lançou o CD Y También nos Iremos Riendo en el Camino, gravado em Buenos Aires. Recentemente, foi eleita conselheira no comitê consultivo internacional da The Chamber Music Network, entidade que fomenta projetos camerísticos em muitos países,  incluindo o Brasil. 

André Loss é professor de piano e literatura do teclado no Departamento de Música da UFRGS. Realizou sua formação musical e acadêmica no Brasil e nos Estados Unidos, obtendo o doutorado em Execução Musical em Piano no Colégio Conservatório de Música de Cincinnati, Ohio. Premiado em diversas competições nacionais, o pianista também fez participações em temporadas de importantes orquestras brasileiras e no exterior. Apresenta-se frequentemente em séries de recitais solos, além de ministrar masterclasses no Brasil e nos Estados Unidos. Como camerista, atuou ao lado de artistas de renome internacional e, recentemente, realizou uma turnê com o violinista Fredi Gerling. 


Texto: Gisele Noll/TSP
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul