Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FEPPS/Hemocentro faz campanha de doação de sangue no Dia da Mulher

Publicação:

Doação de sangue
Doação de sangue feita por mulheres - Foto: Divulgação

Durante o domingo (8), Dia Internacional da Mulher, a FEPPS/Hemocentro promove campanha de doação de sangue. A unidade móvel estará estacionada no Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha. Com o nome Direitos Iguais, Solidariedade Sempre, o objetivo é ampliar o número de doadoras, já que tradicionalmente os homens são maioria entre os voluntários. A campanha se inicia com uma mobilização através das redes sociais.

O Ministério da Saúde recomenda o percentual de 30% de mulheres doadoras como meta. No Rio Grande do Sul, o índice é inferior a 10%, ou seja, ainda é pequeno o número de mulheres que contribuem com a elevação dos estoques de sangue disponíveis a quem precisa. No entanto, com o crescimento da presença das mulheres na universidade e no mercado de trabalho, mesmo com o percentual tímido, nos últimos anos foi observado no Hemocentro o crescimento de 10% de mulheres doadoras.

Outra motivação para coleta externa de sangue é a queda dos estoques observada nos meses de janeiro e fevereiro, período de férias.  O decréscimo da captação chega a 50%. O Hemocentro é um departamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). Atende 52 hospitais de Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral do Estado.

 

Texto: Janis Loureiro/Feeps
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul