Gabinete de Políticas Sociais recebe comunidade da Lomba do Pinheiro

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 05.03.15: Secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori recebeu, nesta manhã (05), Associação São Pedro e Fórum de Segurança – Porto Alegre. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini.
Maria Helena acolheu demandas e recebeu convite para participar do aniversário do Fórum Regional de Justiça e Segurança da - Foto: Karine Viana

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, recebeu, no final da manhã desta quinta-feira (5), representantes de entidades da Lomba do Pinheiro, bairro localizado na Zona Leste de Porto Alegre. Segundo o coordenador do Fórum Regional de Justiça e Segurança da Lomba do Pinheiro, Vosmar Viana, a comunidade está à disposição do governo do Estado para apoiar as ações realizadas no sentido de melhorar a qualidade de vida da população do bairro.

Várias demandas foram apresentadas durante a reunião, como a ampliação da oferta de vagas no Ensino Médio e de cursos profissionalizantes, maior atenção às crianças e aos adolescentes, combate à drogadição e à violência, entre outros.

Maria Helena relatou o andamento da implantação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) nas escolas estaduais, um projeto que está sendo articulado pelo Gabinete de Políticas Sociais, com o objetivo de educar e mudar comportamentos a partir da ação integrada junto a alunos, professores, pais e comunidade.

"Nosso objetivo é construir uma sociedade melhor, promover a cultura da paz e preparar crianças e jovens para o futuro", explicou. As Cipaves são comissões formadas pela comunidade e por diferentes secretarias de Estado, com a finalidade de diagnosticar conflitos no ambiente escolar, envolver a comunidade, ensinar aos jovens hábitos de convivência e reduzir os índices de violência.

Maria Helena recebeu convite para participar do aniversário do Fórum Regional de Justiça e Segurança da Lomba do Pinheiro, que vai ser comemorado no dia 8 de abril, no Instituto São Francisco. Também participaram da reunião representantes do Movimento Comunitário Nova Esperança, da Associação de Moradores da Nova Barreto, da Associação de Moradores da Vila São Pedro, do Projeto 2014, do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) da Polícia Civil e conselheiros do Orçamento Participativo.

Texto: Sílvia Lago
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação