Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mulheres são homenageadas em Sessão Solene

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 04.03.15: A Secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, representou o governador, José Ivo Sartori, durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e entrega do Troféu Mulher Cidadã,
Dia Internacional da Mulher e entrega do Troféu Mulher Cidadã - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, representou o governo do Estado em Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade foi realizada no Plenário 20 de Setembro, da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (4). Maria Helena lembrou o significado simbólico da data, que marca o dia no qual mulheres trabalhadoras morreram em busca de melhores condições de trabalho e de vida.

“O 8 de março é um dia de luta para as mulheres. Já avançamos bastante, mas ainda temos muito a conquistar. Por isso, esse dia é uma data para reflexão sobre o quanto avançamos e sobre o que se quer daqui para a frente”, salientou Maria Helena.

Sobre a importância das políticas para as mulheres nas atividades do Gabinete de Políticas Sociais, afirmou que o objetivo é acompanhar o Departamento de Políticas para as Mulheres, comandado por Salma Farias Valencio, no sentido de envolver e mobilizar as demais secretarias de Estado. “Vamos abrir espaço para a discussão de novas políticas públicas, atendendo às mulheres nas suas reais necessidades, como nas áreas da saúde, da segurança, do trabalho, enfim, construindo a autonomia afirmou”, afirmou.

Diversos parlamentares manifestaram-se no Plenário, abordando especialmente as conquistas das mulheres e a busca pela consolidação de seus direitos. Durante a cerimônia, foi realizada a entrega do Troféu Mulher Cidadã 2015, que distingue mulheres com atuação destacada na sociedade. As homenageadas foram Nadine Anflor, Geni Machado, Suzana Lisboa e Márcia Santana (in memoriam). O Troféu Mulher Cidadã foi proposto em 1997, pela então deputada Maria do Carmo Bueno.

Ao final da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, entregou um buquê de flores a todas as parlamentares presentes e a Maria Helena Sartori, que recebeu a homenagem em nome de todas as mulheres gaúchas.

Texto: Sílvia Lago
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul