Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Grupo de voluntários busca apoio para incentivar doação de sangue no Rio Grande do Sul

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 04.03.15: A Secretária extraordinária das Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, recebeu, na manhã desta quarta-feira (04) , grupo de Doadores de Sangue de Butiá. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Maria Helena Sartori recebeu o Grupo de Doadores Voluntários de Sangue de Butiá - Foto: Karine Viana

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), no Palácio Piratini, o Grupo de Doadores Voluntários de Sangue de Butiá (GDVS). Liderado por Manoel Rosa, o grupo busca apoio para incentivar a doação entre os gaúchos. "Queremos que o Rio Grande do Sul seja o primeiro Estado em número de doações de sangue do país", explicou.

O GDVS, que foi fundado em 2003, conta com a parceria de cerca de 400 voluntários dos municípios de Butiá e de Minas do Leão. Em 2014, o grupo conseguiu organizar 618 doações de sangue, que beneficiaram instituições como o Grupo Hospitalar Conceição, o Hospital de Clínicas, o Hospital da PUC e o Complexo Hospitalar Santa Casa. Para este ano, o desafio é alcançar a marca de mil doações.

Manoel Rosa expôs o objetivo de criar grupos de doadores voluntários nos municípios polos, para que o Rio Grande do Sul alcance a marca de primeiro Estado no ranking nacional em número de doações. Segundo ele, existem cidades que podem ser inicialmente trabalhadas – Alegrete, Santa Maria, Cruz Alta, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas –, pois são aquelas que contam com hemocentros estaduais.

Maria Helena salientou que a doação de sangue deve ser um hábito e afirmou que vai unir esforços no sentido de mobilizar as secretarias de Estado e dos municípios para realizar campanhas e ações de esclarecimento e de motivação da população para aumentar o estoque de sangue do Estado. Ela ainda relatou que já conversou com a diretora-presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), Neusa Kempfer, titular do órgão que administra o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), sobre a necessidade de promover uma mobilização para o aumento do número de doações.

A secretária lembrou que no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a FEPPS vai realizar uma campanha de doação de sangue, na qual uma unidade móvel estará estacionada no Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha. Intitulada Direitos Iguais, Solidariedade Sempre, o objetivo da ação é ampliar o número de doadoras, já que tradicionalmente os homens são maioria entre os voluntários.

Principais critérios para doar sangue:

- Estar em boas condições de saúde e levar documento oficial de identidade com foto.

- Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais.

- Pesar 50 quilos ou mais.

- Não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa.

- Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação.

- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

Texto: Sílvia Lago (com informações da FEPPS/Hemorgs)
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul