Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Técnicos tributários propõem modelo de fiscalização ostensiva para o Estado

Publicação:

O grupo apresentou, na reunião com o governador, experiências exitosas que ocorreram em outros estados a partir da novo modelo de combate à sonegação
O grupo apresentou, na reunião com o governador, experiências exitosas que ocorreram em outros estados a partir do novo modelo - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Representantes do Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual (Afocefe), preocupados com a situação financeira do Rio Grande do Sul, reuniram-se com o governador José Ivo Sartori, nesta quarta-feira (4), no Palácio Piratini, para apresentar um modelo de fiscalização ostensiva.

De acordo com o presidente, Carlos De Martini Duarte, a entidade, que acolhe mais de 800 profissionais, acredita que a situação é reversível. "Por ser uma representatividade propositiva, agendamos a reunião para expressar o desejo de contribuir com um trabalho efetivo e eficiente na questão da fiscalização tributária", assegurou.

A Afocefe propõe um modelo de fiscalização realizada antes da sonegação. Atualmente, a fiscalização no Estado é virtual, o que significa, na prática, após a sonegação.

O grupo apresentou experiências exitosas que ocorreram nos estados de Pernambuco e Ceará. “Na nossa visão, é o modelo de fiscalização que deve ser aplicado no Rio Grande do Sul. Acreditamos que é a maneira de reverter a sonegação de tributos", disse Duarte. "A ação só depende de força de trabalho, basta colocar equipes na rua, e é nesse sentido que nosso sindicato atua", afirmou o sindicalista. 

A diretoria da Associação também convidou Sartori para participar da 15ª edição do Sefaz Debate, evento que ocorre no dia 19 de março, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. O tema da fiscalização ostensiva será debatido. O governador confirmou presença no debate.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul