Em encontro com estudantes, Sartori destaca cultura da paz e da não violência

Alunos
Alunos do Ensino Médio conversaram com o governador cumprindo um desafio escolar de entrevistar uma personalidade sobre temas - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Para falar de superação, um grupo de alunos do Colégio Martinho Lutero, de Cachoeirinha, conversou com o governador José Ivo Sartori, na tarde desta quarta-feira (4), no Palácio Piratini. Os estudantes Lucas Loeblein, Allyson Simplicio, João Vitor Vargas da Silva e Henrique Cunha Sanchez – todos com 14 anos e cursando o 1º ano do Ensino Médio - apresentaram ao governador uma série de questionamentos sobre temas propostos em aula, como violência, bullying e combate às drogas.

De acordo com Lucas, o desafio, feito pela professora de Ensino Religioso, era entrevistar uma personalidade sobre essas questões. Como há dois anos eles executaram atividade semelhante e falaram com o prefeito Vicente Pires, o desafio foi buscar um encontro com o governador. "É uma grande oportunidade", definiu Lucas.

O governador relembrou o período em que foi professor – inclusive da disciplina de Ensino Religioso – e disse que a docência lhe trouxe muita consciência social. "A maior lição que tive foi com a oportunidade de aprender com os alunos", afirmou. Ao falar sobre superação, Sartori disse que isso significa estar consciente de uma dificuldade, enfrentá-la de cabeça erguida e tomar a decisão certa. "Superação é não sucumbir e enfrentar os problemas olhando para a frente. Ao olhar para vocês, vejo que serão capazes de superar muitos problemas", disse.

Sobre o enfrentamento às drogas, o governador enfatizou que ações de prevenção e combate mobilizam o Estado e organizações sociais, mas também devem contar com a ajuda da sociedade. Sartori reiterou que é preciso construir uma cultura da paz e da não violência. "É necessário fazer o aprendizado da convivência e, por isso, a educação é muito importante. Vamos trabalhar para que ela fique melhor", completou. "Cuidem bem da escola. É muito importante para a vida e deve ser um espaço para provocar os alunos a encontrar momentos de reflexão e decisão para o seu futuro", concluiu.

Texto e edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação