Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Segurança e Modernização Administrativa atuarão juntas no combate à receptação de peças de veículos

Publicação:

Fiscalização
Assinatura de portaria cria parâmetros em trabalho conjunto - Foto: Rodrigo Ziebell/ SSP ?

Uma portaria assinada, nesta quarta-feira (4), pelos secretários da Segurança Pública, Wantuir Jacini, e da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Edu Olivera, cria e autoriza o início das atividades do grupo de trabalho que terá como missão estabelecer parâmetros de atuação das forças públicas nos estabelecimentos de ferros-velhos de veículos automotores no Rio Grande do Sul. Trabalhando em conjunto, a Smarh, SSP, Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e IGP terão novas rotinas de fiscalização que serão implementadas, priorizando a redução dos índices de roubo e furtos de veículos, bem como o combate ao mercado ilegal de receptação de peças.

Segundo Jacini, a ação conjunta terá como foco a diminuição dos locais de destinação das peças oriundas dos veículos roubados. "Diferentemente de outros estados, onde os veículos atravessam a fronteira para posterior venda nos países vizinhos, no RS, temos como principal mercado os desmanches que atuam de forma ilegal", afirmou. O secretário destacou ainda a importância da participação efetiva dos municípios, que serão convidados a atuar de acordo com o que compete às prefeituras.

Edu Olivera afirmou que o processo iniciado nesta quarta denota um governo que vem para trabalhar integrado. Para ele, com o crivo técnico do Detran, muito em breve será possível obter resultados positivos. "Essa ação vem para romper com um ciclo nefasto operado pelo mercado negro do furto de veículos, agindo no desmonte dessas operações que tornam o negócio lucrativo para os criminosos", disse.

Ildo Szinvelski, diretor do Detran/RS, considerou a iniciativa um marco importante para regulamentar a Lei 12.475/07, para integrar a atuação do poder público através da Smarh, SSP, Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil, IGP, no combate aos ferros-velhos sem registros e sem comprovação de origem das suas peças. "Esse grupo de trabalho têm o objetivo de criar parâmetros para as forças públicas de todos esses órgãos e, posteriormente, dar a destinação correta a esse material", acrescentou.

O grupo de trabalho será coordenado pela SSP, com recursos humanos disponíveis, técnicos, materiais e de logística de todos os órgãos envolvidos, visando à maior eficácia do trabalho. Caberá ao Detran/RS o fornecimento do banco de dados atualizado dos Centros de Desmanches da Veículos (CDVs) credenciados, das empresas cadastradas e em processo de cadastramento, com a atualização das informações durante o processo.

Texto: Claiton Silva/SSP
Edição: Redação Palácio Piratini/Cordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul