Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Abertas as inscrições para exposição e venda de artesanato na Expoargs

Publicação:

Exposição de Artesanato
Artesanato Gaúcho - Foto: Divulgação/FGTAS

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para artesãos cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) interessados em participar da 32ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs). Para se inscrever, é preciso estar com a Carteira de Artesão atualizada e comparecer à Agência FGTAS/SINE mais próxima.

Em maio, começa o processo de triagem para seleção dos expositores, que devem encaminhar de cinco a dez peças por matéria-prima. Em Porto Alegre, esse processo ocorrerá de 4 a 8 de maio, das 9h às 11h30, na Casa do Artesão (Av. Júlio de Castilhos, 144), conforme o número de inscrição. No interior do Estado, a triagem será feita de 14 a 29 de maio, das 9h às 12h. Confira a programação:

14/5 -  Novo Hamburgo

15/5  - Osório

18/5 - Caxias do Sul

20/5  - Passo Fundo

22/5 - Santo Ângelo

25/5 - Santana do Livramento

27/5 - Caçapava do Sul

29/5 - Pelotas

CRITÉRIOS - Os critérios de seleção das peças para exposição e venda na Expoargs levarão em conta a porcentagem do trabalho manual, a matéria-prima, o conhecimento da técnica, a personalidade no estilo e critério no desenho, a estética, o produto final e os aspectos de destaque.

A Expoargs será realizada de 29 de agosto a 6 de setembro, das 9h às 20h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A última edição, que ocorreu simultaneamente à Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários), se encerrou com 40.835 peças comercializadas, somando R$ 1.284.921,21 em vendas em nove dias. Os resultados representaram crescimento de 34,30% no número de peças comercializadas e de 20,92% no valor total de vendas em comparação a 2013.

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), desenvolve o Programa Gaúcho do Artesanato, que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Texto: Jaíne Martins/FGTAS

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul