Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estação de monitoramento da Fepam é arrombada e são levados dois equipamentos radioativos

Publicação:

Fepam
Trata-se de container dotado de vários equipamentos de análise - Foto: Divulgação/Sema

A estação de monitoramento da qualidade do ar da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) localizada no canteiro central do Largo Edgar Koëtz, em frente à Rodoviária de Porto Alegre, foi arrombada. Esta é uma das três estações fixas instaladas na cidade e se constitui de um container dotado de vários equipamentos de análise, dos quais dois que contém fonte radioativa foram furtados. 

O diretor técnico da Fepam, Rafael Volquind, alerta que o material radioativopode causar sérios danos à saúde. Por isso, solicita que os mesmos sejam entregues à Brigada Militar ou ainda que quem localizar o material avise a Brigada pelo telefone 190.

Monitoramento

A Fepam monitora a qualidade do ar através da Rede Manual e da Rede Automática, diferenciadas em função das áreas que abrangem, dos equipamentos que utilizam e dos parâmetros do ar que determinam. Na Rede Manual são realizadas coletas de 24 horas, a cada seis dias, cujas amostras são transportadas, das estações ao laboratório, para serem analisadas. Na Rede Automática, as análises são realizadas, automaticamente, por equipamentos que utilizam princípios físicos e químicos, no instante em que o ar é amostrado, sendo os dados gerados enviados via rede telefônica a uma central, o que permite acompanhamento online da qualidade do ar e das condições meteorológicas, nos locais onde estão instaladas.

Com o decorrer dos anos, foram sendo incorporadas à Rede Ar do Sul as novas estações de monitoramento automático da qualidade do ar pertencentes às indústrias, que tiveram que adquirir tais estações por força de condicionantes de seus licenciamentos ambientais. Em Porto Alegre, as outras duas estações da Fepam estão instaladas na Avenida Silva Só, 340, Bairro Santa Cecília, e na Rua Felizardo, 750, Bairro Jardim Botânico. Uma estação móvel (trailer rebocável) é utilizada para deslocamento aos locais de interesse não previstos pelas fixas.
 

Texto: Catarina Gomes
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul