Comitiva de Guaíba apresenta ao governador principais demandas do município

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 03.03.15: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu, na tarde desta terça-feira (03), comitiva do município de Guaíba. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Liderada pelo prefeito Henrique Tavares, delegação ressaltou a localização estratégica de Guaíba e a atração de novos - Foto: Luiz Chaves

Questões como estradas, segurança pública e até a construção de um centro cultural em Guaíba foram abordadas durante o encontro de uma comitiva do município, liderada pelo prefeito Henrique Tavares, nesta terça-feira (3), no Palácio Piratini, com o governador José Ivo Sartori. Participaram também da reunião o vice-prefeito, Rogério Souza, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Ernane Ferreira Alves, o ex-prefeito, Manoel Stringuini e o diretor-presidente da Celulose Riograndense (CMPC), Walter Lídio.

A duplicação da Estrada do Conde, localizada entre Guaíba e Eldorado do Sul, foi uma das primeiras demandas abordadas, assim como a conclusão da estrada Santa Maria, local onde fica a maioria das indústrias que já estão no município ou irão se instalar em breve - caso do Centro de Distribuição da Toyota, da montadora de caminhões Foton e da importadora da Peugeut e Citroen. O prefeito foi entático ao afirmar que todas as demandas apresentadas já estão à espera de solução há algum tempo.

Apesar de ressaltar as dificuldades do Estado para atender às reivindicações dos municípios, o chefe do Executivo gaúcho destacou que é preciso encontrar novas maneiras para a solução dos problemas. "Será necessário usar a criatividade e buscar soluções alternativas, para que se alcancem resultados, e não apenas se dependa de verbas que, como todos sabem, estão escassas. O que não pode ocorrer é fugir dos problemas e deixar de fazer o que é preciso", disse. “Temos de encontrar alternativas dentro das possibilidades existentes e ir em frente”, acrescentou.

O diretor-presidente da Celulose Riograndense enfatizou a importância de Guaíba, município que vem crescendo e atraindo indústrias. “Há uma área muito importante do ponto de vista logístico, o que pode ser comprovado pelas  indústrias que se instalaram e estão vindo”.

Centro cultural - O prefeito também falou sobre a transformação do mercado público de Guaíba em um centro cultural, obra que necessita de ajuda do Estado para ser realizada e que se constituirá em importante atração turística para a cidade. O governador destacou que a participação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) será importante para a realização de muitas das obras propostas e disse que uma solução é colocar em votação nos municípios o que a população considera mais importante para seu bem-estar. "Cada comunidade vai decidir o que é imprescindível para melhorar a vida de todos e desta forma estaremos contribuindo juntos para reduzir o passivo do Estado", observou.

Além da comitiva de Guaíba, participaram da reunião o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tastch, o assessor José Reovaldo Oltramari e o secretário de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen.

Texto: Margareth de Paula
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação