Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Empossada a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres

Publicação:

Salma Farias Valencio tomou posse em solenidade no Centro Administrativo do Estado
Salma Farias Valencio tomou posse em solenidade no Centro Administrativo do Estado - Foto: Karine Viana/ Palácio Piratini

Ao tomar posse, nesta terça-feira (3), a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres, Salma Farias Valencio, quebrou o protocolo durante o pronunciamento e se juntou às mulheres da plateia para dizer: "Estou aqui por vocês. Trago comigo a primeira e única lei do universo - o amor -, pois só se faz política com amor. Só conduz quem ama gente. Só faz o bem quem ama".

Com o auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) lotado, Salma Valencio foi empossada pelo secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faccioli, em solenidade que contou com a presença da secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori.

Lembrando conquistas femininas históricas, Maria Helena disse que hoje homens e mulheres precisam construir, juntos, uma alternativa para a sociedade. "As mulheres querem ser reconhecidas, ter o seu espaço e as diferenças respeitadas. Precisamos de uma sociedade democrática por vocação, com a predominância da igualdade e da solidariedade. Uma sociedade que promova a paz e a fraternidade universal", destacou.

Maria Helena também citou Platão, que no século 4 antes de Cristo já questionava o papel da mulher. Disse que "hoje temos novos paradigmas e devemos estar em parceria com os homens para evoluir cada vez mais na sociedade, sempre respeitando as diferenças". Por fim, desejou sucesso a Salma Valencio, especialmente na articulação com as demais secretarias e os segmentos em geral.

César Faccioli contou que ouviu os movimentos sociais antes de definir o nome de quem comandaria a diretoria de Políticas para as Mulheres. Acrescentou que, depois de saber da trajetória de Salma e de conhecê-la, descobriu um grande ser humano com quem está tendo a grata satisfação de trabalhar. Disse ainda que aposta no empoderamento da sociedade, tem projetos para todos os setores envolvidos pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e que, antes de executar serviços públicos, ouvirá sempre quem for recebê-los.

No final da solenidade, as integrantes do Colegiado Pluripartidário da Mulher Por Um Rio Grande Melhor homenagearam Salma Valencio com um buquê de flores. Estiveram também na cerimônia o juiz corregedor do Tribunal de Justiça do Estado, José Luiz Leal Vieira, o subprocurador de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, a diretora do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE/RS, e a defensora pública Lísia Mostardeira Velasco Tabajara, entre outras autoridades representativas dos três poderes e de entidades.

Texto: Assessoria de  Comunicação/SJDH

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul