Segurança pede estímulo a trabalho, educação e assistência religiosa a presos

susepe
Reunião para tratar do bem-estar dos apenados - Foto: Neiva Motta/Susepe

O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Mário Pelz, reuniu-se em seu gabinete na tarde desta terça-feira (3) com o secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, para apresentar os novos delegados penitenciários regionais (interinos). Jacini reiterou a prioridade na inclusão social para diminuir os índices da criminalidade em todo o Estado. Trabalho, estudo e assistência religiosa foram os itens citados como prioritários a serem ampliados nos presídios. "A lei das Execuções Penais (LEP) garante o acesso a estes direitos. Então, devemos atuar além da custódia do preso".

Sobre religiões, o secretário reafirmou que elas devem ter acesso aos presídios: evangélicas, espíritas, umbanda e todas as demais, para proporcionar bem-estar a quem cumpre pena. Pelz, por sua vez, destacou exemplos positivos de projetos de trabalho prisional em todas as regiões. Destacou a Modulada de Osório, que mantinha diversos Protocolo de Ação Conjunta (PACs) e convênios.

Os delegados apresentaram os aspectos culturais e peculiares de suas regiões. O enfrentamento dos desafios nos estabelecimentos prisionais como falta de vagas, superlotação e pessoal também foram relatadas ao secretário. Os líderes da Sociedade Bíblica entregaram um exemplar religioso ao secretário, que pediu a eles que sejam fortes no apoio à fé dos presos.

Texto: Neiva Motta/Susepe
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação