Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado e lideranças das Apaes ajustam parcerias

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 02.03.15: O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu, na tarde de hoje (02), representantes da Federação das APAES do Brasil. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
oram debatidas as ações nas áreas da educação, saúde e assistência social, mas, especialmente, as relacionadas com a Nota - Foto: Karine Viana

Representantes da Federação das Apaes do Brasil, entidade de voluntários que trabalha com portadores de deficiência no país, reuniram-se com o governador José Ivo Sartori, na tarde desta segunda-feira (2), no Palácio Piratini, para dar continuidade às parcerias existentes entre a instituição e o Estado. Foram debatidas as ações conjuntas nas áreas da educação, saúde e assistência social, mas, especialmente, as relacionadas com a Nota Fiscal Gaúcha, cuja Associação Pais Amigos dos Excepcionais do RS (Apae/RS) é uma das beneficiadas.

Sobre a Nota Fiscal Gaúcha, Sartori esclareceu que o programa vai continuar, apesar de sofrer, momentaneamente, uma retração no sentido de que o governo está revendo contratos, programas e projetos para ajustá-los à realidade financeira do Rio Grande do Sul. "O que não significa que programas sociais vão parar. É apenas um momento de readequação", pontuou.

Sensível ao pedido das Apaes, o chefe do Executivo determinou que as demandas fossem encaminhadas à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, pasta encarregada de tratar dos temas em questão.

Outro assunto mencionado no encontro foi a cedência de uma sala pelo Estado para a Apae/Porto Alegre. O local, na Galeria do Rosário, região central da Capital, pertence à Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). A concessão é de aproximadamente 20 anos e foi requerida sua devolução em outubro de 2014, pelo então governo estadual.

"É um local de fácil acesso aos portadores de deficiência e onde confeccionamos o Passe Livre. Realizamos cerca de 6,5 mil atendimentos ao ano. A sala é estratégica para o nosso trabalho,” enfatizou o presidente da unidade da Apae em Porto Alegre, Marcos Leal.

Sobre a cedência da sala, ficou marcada uma reunião para esta quarta-feira (4) com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, titular da pasta responsável pela Fapergs. 

"Nossa ideia é dar continuidade às relações com o governo e saio da reunião satisfeito com os resultados, pois nossas demandas foram encaminhadas e esclarecidas", disse o presidente da Federação das Apaes/RS, Vilson Foletto. A presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Maria da Silva Lêdo, e o deputado estadual Alexandre Postal também participaram do encontro.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul