Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Quinta reunião entre governo e Cpers resulta em avanço nas negociações

Publicação:

Reunião com Cpers
Expectativa inicial da secretaria é nomear cerca de 540 concursados - Foto: Evandro Oliveira/Seduc

Na quinta reunião com o Cpers nestes primeiros dois meses de governo, o secretário da Educação, Vieira da Cunha, e o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, apresentaram um avanço nas negociações com a categoria. Um dos principais itens da pauta do sindicato, a nomeação de aprovados no concurso do magistério terá uma nova rodada. O processo, autorizado na quinta-feira (26) pelo governador José Ivo Sartori, já foi iniciado pelo Departamento de Recursos Humanos.

A expectativa inicial da secretaria é nomear cerca de 540 concursados. Além disso, 370 professores deverão ser contratados emergencialmente, para aquelas disciplinas em que não há banco de aprovados suficiente, o que totaliza 910 novos profissionais na rede.

"Esta demanda foi resultado de uma projeção feita pelas 30 coordenadorias regionais de Educação, baseada na carência efetiva de profissionais verificada em algumas escolas. Todos estes números estão sendo criteriosamente verificados, coordenadoria por coordenadoria, porque a crise financeira do Estado, como todos sabem, é real, e nós só faremos chamamentos, nomeações e contratações onde realmente estes profissionais forem necessários e imprescindíveis. A preocupação do governo é que não faltem professores em sala de aula", explica Vieira.

Segundo o secretário, medidas já estão sendo tomadas junto à Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos para acelerar o processo de nomeações.

Outro avanço destacado pela própria diretoria do sindicato durante o encontro desta segunda-feira (2) é o pagamento das promoções concedidas no ano passado. O assunto está sendo tratado pela Secretaria da Fazenda. "Saímos daqui com um sentimento de que o diálogo e a negociação evoluíram. Esperamos que este canal não se rompa e que a gente possa avançar", avaliou a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, ao final da reunião. O encontro, na sede da Secretaria, teve a presença de diretores da pasta e de membros da direção do sindicato.

 

Texto: Roberto Witter/Assessoria de Imprensa Seduc
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul