Novos veículos são entregues para reforçar policiamento e Corpo de Bombeiros

Entrega de novas viaturas para BM
Sartori reiterou a importância de melhor equipar a segurança - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Cinco municípios receberam, na manhã desta segunda-feira (2), novos veículos modelo Palio Adventure para reforçar o policiamento ostensivo, feito pela Brigada Militar, e as ações do Corpo de Bombeiros. Os municípios pertencem aos Coredes Litoral, Metropolitano e Vale do Paranhana - Torres, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Rolante e Riozinho. O governador José Ivo Sartori destacou que esses veículos representam uma parcela de um total de 160 que serão destinados à BM pelo Estado por meio do Processo de Participação Popular e Cidadã 2013/14. "É uma prioridade estabelecida pelas comunidades, escolhida pelos municípios, pelas organizações e pelos Coredes", disse.

Em Torres, o governador entregou uma viatura à BM na Praça XV de Novembro, no centro da cidade. Em Osório, no 8º BPM, uma viatura vai reforçar as ações de policiamento ostensivo do município. Em Santo Antônio da Patrulha, foram entregues cinco viaturas e dois carros ao Corpo de Bombeiros. Dessas, uma foi destinada à BM de Rolante e outra à BM em Riozinho.

De acordo com Sartori, a distribuição das viaturas - no total, serão 160 veículos - trarão mais segurança às comunidades. Segundo ele, segurança, saúde e educação são temas prioritários. "O governo procura equilibrar os custos o mais rápido possível para que o Estado possa ter as finanças harmonizadas e sintonizadas para fazer investimentos", completou.

O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, salientou que as viaturas ajudarão a qualificar os serviços e que o Estado vai trabalhar para que haja uma gestão eficiente dos recursos. "Dessa forma daremos melhores condições de trabalho à Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros e também para atender às comunidades", completou. Para o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas, os veículos são uma das principais  ferramentas no fortalecimento das ações de policiamento, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais.

Participaram dos atos a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, os deputados federal Alceu Moreira e estadual Gabriel Souza, os prefeitos Nilvia Pinto Pereira (Torres), Eduardo Abrahão (Osório), Paulo Roberto Bier (Santo Antônio da Patrulha), Airton Trevisani (Rolante) e Ademir Gomes (Riozinho), o presidente da FDRH, Luciano Silveira, vereadores e o comandante do CRPO Litoral, Rogério Alberche.

Texto: Eliane Iensen
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação