Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS terá primeira capacitação para o Sistema Único de Assistência Social

Publicação:

Sistema Único de Assistência Social
Fórum Nacional de Secretários Estaduais da Assistência Social, em Brasília, teve a participação do secretário Miki Breier - Foto: Ana Nascimento/Divulgação

Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul vai oferecer capacitação para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). Deverão ser habilitados 1,9 mil trabalhadores e gestores de assistência social de todo o Estado. Os materiais de apoio estão sendo separados na STDS. Incluem pasta exclusiva do programa e 21 itens para uso durante o treinamento.

A informação foi transmitida pelo secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, ao participar nessa quinta-feira (26), em Brasília, da primeira reunião do ano do Fórum Nacional de Secretários Estaduais da Assistência Social (Fonsecas). O Fórum é o órgão de representação dos estados nas instâncias do SUAS.

A capacitação no Rio Grande do Sul começa dia 13 de abril, às 9h, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. Serão oferecidos no Rio Grande do Sul três cursos de capacitação: Introdução ao Provimento de Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e a Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria (BSM), Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do BSM, Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS. A carga horária será de 40 horas, com aulas presenciais, em Porto Alegre.

"Estamos buscando um serviço com mais qualidade, para consolidar o SUAS e melhorar o atendimento à população", disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante a reunião em Brasília. Segundo a ministra, o orçamento para o setor, em 2014, é de R$ 70,8 bilhões.

 Texto: Assessoria de Comunicação/STDS

 Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul