Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fepagro estuda culturas potenciais para a agricultura familiar

Publicação:

Agricultura familiar
Além das nativas, frutas exóticas como a lichia também estão sendo avaliadas? - Foto: Raquel Paz da Silva/Fepagro

Oferecer alternativas tecnológicas viáveis para uma agricultura de baixo impacto ambiental. Esse é o objetivo de pesquisas realizadas na Fepagro Litoral Norte, em Maquiné, com culturas potenciais para a agricultura familiar, como frutas nativas - com destaque para a palmeira juçara e a goiabeira serrana. Segundo o pesquisador Rodrigo Favreto, na atual conjuntura, onde são discutidas mudanças climáticas, menor uso de água, energia e outros recursos, é fundamental que a pesquisa seja direcionada para superar o desafio de promover a viabilidade da agropecuária e a sustentabilidade dos agroecossistemas. 

Favreto explica que essas pesquisas estão inseridas em uma visão geral, a qual pressupõe que a atividade agropecuária deve levar em conta as características do ecossistema original - no caso das encostas do litoral norte gaúcho, a Mata Atlântica. 

Palmeira juçara

É o que acontece com o estudo sobre a palmeira juçara (Euterpe edulis): o sentido é a valorização do recurso genético local. Ao invés de cortar o palmito e causar a morte da planta, a ideia é utilizar o fruto sem matar a planta e ainda gerar mais renda, como já vem sendo feito por agricultores da região, explica o pesquisador. 

Conforme Favreto, a Fepagro, com apoio do Escritório Municipal da Emater e da Faculdade de Agronomia da Ufrgs, realiza atualmente pesquisas identificando formas economicamente viáveis de plantio da palmeira, como por exemplo, em consórcio com bananais. "O plantio da juçara consorciado possibilita a diversificação dos bananais, inserindo uma planta nativa da Mata Atlântica no sistema produtivo", destaca. 

Ainda em relação à juçara, há trabalhos com microbiologia, conduzidos na Fepagro Sede, em Porto Alegre, pelas pesquisadoras Anelise Beneduzi da Silveira e Andréia Rotta de Oliveira. "A ideia é a identificação de micro-organismos do solo que sejam benéficos para a palmeira, no sentido do controle biológico de doenças como a antracnose dos frutos, bem como na promoção do crescimento das plantas." 

Goiabeira-serrana

A goiabeira-serrana (Acca sellowiana) é uma fruteira pertencente à família Myrtaceae, nativa do planalto meridional brasileiro e nordeste do Uruguai. Atualmente, a Fepagro Litoral Norte possui populações segregantes de goiabeira-serrana, além de acessos de interesse, disponibilizados pelos professores Rubens Onofre Nodari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Joel Donazzolo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). "O trabalho é desenvolvido por pesquisadores de diversas áreas de atuação da Fundação, juntamente com essas universidades", esclarece a pesquisadora da Fepagro Litoral Norte, Raquel Paz da Silva. 

Conforme Raquel, o estudo é importante, pois, apesar de ser nativa e apresentar potencial de exploração e manejo, é pouco conhecida e cultivada no país, possuindo apenas quatro cultivares registradas a partir de um trabalho conjunto entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a UFSC. 

Lichia

Além das nativas, frutas exóticas como a lichia também estão sendo avaliadas. "A lichia (Litchi chinensis), originária da China, é considerada por alguns como a 'rainha das frutas tropicais', devido a seu sabor e aroma delicados, além do aspecto atraente", conta Favreto. Ele esclarece que, no Rio Grande do Sul, a fruta é pouco conhecida, sendo praticamente inexistente seu cultivo. Mas atualmente estão sendo feitos estudos com o cultivo da lichia em Maquiné. "As avaliações fitotécnicas e de produtividade estão sendo realizadas em um pomar de 14 anos das cultivares Bengal, Brewster e Comores, pertencente ao engenheiro agrônomo Ronaldo Breno Petzhold."

 

Texto: Darlene Silveira
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul