Prefeitos da Zona Sul apoiam Sartori e se dispõem a colaborar com o governo

Prefeitos da Zona Sul
Pavimentação das estradas vicinais entre as principais reivindicações está a pavimentação das estradas vicinais, - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Reunidos na tarde desta quarta-feira (25) com o governador José Ivo Sartori, prefeitos da Zona Sul do Estado declararam apoio a sua gestão e   apresentaram reivindicações de seus municípios. "Temos conhecimento da imensa dificuldade pela qual o Rio Grande do Sul está passando e acreditamos que somente a parceria entre governos municipais e estadual poderá minimizar e solucionar muitas questões", observou o prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara.

Entre as principais reivindicações dos prefeitos, está a pavimentação das estradas vicinais, importantes para o transporte das safras de arroz, soja, leite e demais produtos da região, como o eucalipto. Conforme o relato dos prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul, o problema é antigo, mas chegou a um nível crítico.

O governador levantou também a importância dos licenciamentos ambientais. Enfatizou que "todos sabem da situação que enfrentamos, mas isso não significa que não temos metas ou que não vamos fazer nada". "Pelo contrário. Vamos construir soluções, e tudo que fizermos será muito bem planejado, para que não tenha que ser refeito", afirmou.

Sartori ressaltou também a relevância das parcerias e da participação das secretarias na solução de problemas. "Os prefeitos devem procurar o Daer, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (no caso das licenças ambientais) e demais secretarias, pois não podemos é ficar parados, temos que encontrar fórmulas de promover o desenvolvimento", acrescentou.

Participaram da reunião os prefeitos de Pedro Osório, César Roberto Couto de Brito; Rui Brizolara, de Morro Redondo; Ivan Eduardo Scherdien, de Turuçu; José Flávio Vieira, de Cerrito; Luiz Henrique Pereira, de Arroio Grande, e o vereador José Cláudio da Silva. Eles salientaram a disposição do governador em receber a comitiva e ouvir os problemas relatados. Afirmaram que os municípios integrantes da Associação da Zona Sul vieram, principalmente, se colocar à disposição para colaborar com o governo.

Texto: Margareth de Paula

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação