Ingressos para concerto de abertura da Ospa começam a ser vendidos nesta segunda-feira

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre abre a Temporada 2015 no dia 8 de março, no Theatro Guarany de Pelotas, e reapresenta o concerto no dia 10 de março, no Theatro São Pedro, na Capital. Em Pelotas, a entrada é franca. Em Porto Alegre, os ingressos custarão entre R$ 10 e R$ 40, e estarão à venda na bilheteria do teatro a partir de segunda-feira, dia 2 de março.

A regência do concerto é de Evandro Matté, novo diretor artístico da orquestra, e os solos, do premiado violinista chinês Yang Liu. O repertório conta com obras de Jean Sibelius (1865-1957), Camille Saint-Saens (1835-1921), Maurice Ravel (1875-1937) e Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908).

A bilheteria do Theatro São Pedro funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h, e domingos, das 15h às 18h. Para o concerto em Pelotas serão distribuídas senhas na bilheteria do Theatro Guarany no dia 7 de março, sábado, das 8h às 18h, e no dia 8 de março, domingo, das 8h até o horário do espetáculo (20h30).

Sobre o repertório
O programa está composto com obras de um mesmo período (1880-1899), mas com estruturas melódicas e orquestrações bem distintas e desafiadoras”, explica Matté, que também adianta a ordem de composições da noite. “O concerto inicia-se com uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Sibelius, com seu poema sinfônico "Finlândia".

Na sequência, será interpretado o "Concerto para Violino nº 3", de Saint-Saens, uma obra significativa do período que exige grandes desafios interpretativos”, comenta. Na segunda parte do evento, ganham destaque "Capricho Espanhol", de Rimsky-Korsakov, e "Pavana para uma Princesa Defunta", de Ravel.

Segundo o maestro, “são duas peças que se distinguem amplamente na expressividade, sendo uma moderada e outra extremamente brilhante nos timbres e desenhos melódicos, mas que se igualam na riqueza das orquestrações”.

Evandro Matté (regente) - É diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre desde janeiro de 2015; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece na cidade de Pelotas desde 2011; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta.

Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da OSPA desde 1990, é também coordenador cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tem se apresentado com importantes solistas do cenário da música de concerto, como Christoph Hartmann (ALE), Yang Liu (CHI), Pierre Dutot (FRA), Emmanuele Baldini (ITA), Fred Mills (EUA) e David Guerrier (FRA). Também realizou parceria com nomes fundamentais da música popular brasileira, como Maria Rita, Fafá de Belém e Kleiton & Kledir.

Yang Liu (violinista) - Violinista chinês atualmente residente em Chicago, Yang Liu tem se consagrado como um dos mais destacados instrumentistas de sua geração. Foi premiado no 5º Concurso Nacional de Violino da China e no 12.ª Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou. Iniciou seus estudos musicais com o violinista Yao-Ji Lin, no Conservatório de Música de Pequim, e mais tarde mudou-se para os Estados Unidos para aperfeiçoar-se com os professores Dorothy DeLay e Kurt Sassmannshaus, do Conservatório de Música de Cincinnati. Já se apresentou no Great Wall International Music Academy, no Aspen Music Festival, no Ravinia Festival e no Festival Internacional SESC de Música. Ministra masterclasses nas principais universidades e conservatórios de música do mundo.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2015 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau e Souza Cruz. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS. Mais informações sobre o concerto no site www.ospa.org.br.

Concerto de Abertura da Temporada 2015 – Pelotas
Quando: 8 de março, domingo, às 20h30
Onde: Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 849 – Pelotas/RS)
ENTRADA FRANCA: Serão distribuídas senhas na bilheteria do teatro no dia 7 de março, sábado, das 8h às 18h, e no dia 8 de março, domingo, das 8h até o horário do espetáculo (20h30). Cada pessoa poderá retirar 2 ingressos.

Concerto de Abertura da Temporada 2015 - Porto Alegre
Quando: 10 de março, terça-feira, às 20h30
Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro- Porto Alegre/RS)
Ingressos: À venda no local a partir do dia 2 de março