Projeto de restauração da Capela São José, em Farroupilha, é referendado

Capela São José, em Farroupilha
Recursos da Lei de Incentivo à Cultura vão garantir a recuperação da capela, que foi a primeira edificada pelos imigrantes - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori entregou ao prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, nesta quarta-feira (25), a carta de habilitação referente ao repasse de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para restauração da Capela São José, no município. A construção tem significativa importância histórica, por ser a primeira capela edificada pelos imigrantes italianos no Estado, em 1886. "A história do Rio Grande do Sul deve ser preservada", disse o governador.

A Capela São José estava em avançado estado de degradação, embora contenha a quase totalidade de seus elementos originais. O projeto de recuperação tem o objetivo de adequar a construção aos tempos atuais, uma vez que a edificação será transformada em um Centro de Atividades Culturais e de preservação da tradição religiosa dos descendentes de imigrantes. Além disso, a ideia é fortalecer a rota turística da região. A capela é um patrimônio protegido pelo Decreto Municipal 4.431, de maio de 2007.

Com a entrega da carta de habilitação, podem ser iniciados os repasses das primeiras parcelas dos recursos, no valor de R$ 125 mil, e as obras de restauração. No total, o projeto terá investimento de R$ 354 mil. O documento também autoriza a prorrogação do prazo de captação de recursos, via LIC, para fevereiro de 2016.

Também participaram da audiência o secretário da Cultura, Victor Hugo, o secretário adjunto de Modernização Administrativa e Recursos Humanos, Ademir Baretta, e o deputado estadual Álvaro Boessio.

Texto: Sílvia Lago

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação