Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gabinete de Políticas Sociais e SES preparam ações para redução do câncer de mama

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 24.02.15: Secretária Extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori recebeu, nesta tarde (24), Dr. Elson Farias e Dra. Nadiane Lemos para iniciar a preparação de ações voltadas à redução do câncer de mama no RS. Foto:
Maria Helena destacou a importância de ações integradas para combate e prevenção da doença - Foto: Karine Viana

Para reduzir as taxas de mortalidade por câncer de mama no Rio Grande do Sul, o Gabinete de Políticas Sociais e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) organizam ações que buscam a atenção à saúde da mulher, a prevenção e o diagnóstico, além de fazer um alerta sobre a importância do tratamento adequado da doença. Essas iniciativas foram debatidas na tarde desta terça-feira (24), em audiência que reuniu a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, o diretor do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Elson Romeu Farias, e a coordenadora da Seção de Saúde da Mulher, Nadiane Lemos, ambos da SES.

O Rio Grande do Sul é líder no ranking nacional de pacientes com câncer de mama. Para reduzir esse índice, a equipe técnica da Saúde da Mulher da SES apresentou à Maria Helena Sartori uma análise sobre a incidência da doença, bem como dados sobre a realização de mamografias de rastreamento do câncer de mama no Estado. Esses subsídios vão nortear as iniciativas que serão realizadas junto aos municípios gaúchos.

A orientação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que a realização de mamografias de rastreamento atinja mulheres acima de 50 anos. Atualmente, no Estado do Rio Grande do Sul, a indicação é para mulheres a partir de 40 anos (mamografia oportuna) e acima dos 50 anos (rastreamento populacional). Os indicadores mostram que apenas 40% das mulheres fazem a mamografia na faixa entre 50 e 69 anos.

Para Maria Helena, para mudar esse cenário, é preciso dar continuidade às ações de prevenção. “O poder público deve dar prioridade a uma política de ações integradas de saúde, buscando a conscientização, o diagnóstico preventivo e o tratamento”, afirmou. Ela ainda salientou que as ações devem ir além da realização da mamografia, envolvendo um enfoque educativo, social e cultural.

Conforme a secretária, as ações para redução das taxas de incidência do câncer de mama serão debatidas e efetivadas em parceria com os municípios, em trabalho conjunto com as primeiras-damas. O primeiro passo dessa iniciativa é a realização de uma palestra, promovida pela Famurs, que será ministrada pela secretária extraordinária de Políticas Sociais, em encontro com primeiras-damas em Capão da Canoa, no Litoral Norte, na quinta-feira (26).

Texto: Sílvia Lago
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul