Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema realiza inventário florestal no Estado

Publicação:

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) iniciou nesta semana a coleta de dados para realizar o Inventário Florestal do Rio Grande do Sul. O levantamento possibilita o conhecimento da composição, extensão e distribuição espacial das florestas, bem como o estoque e diversidade das espécies existentes.

Considerada ferramenta de monitoramento da cobertura florestal do Estado, o inventário é referência para o estabelecimento de políticas de incentivo ao florestamento, reflorestamento, recuperação e manutenção de ecossistemas, em conformidade com as características socioeconômicas das diferentes regiões.

A iniciativa, em andamento em todo país, é viabilizada por meio de parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Pelo convênio firmado, está sob a responsabilidade do Estado, o levantamento de informações referentes às regiões Metropolitana, Nordeste e Litoral Norte. As outras áreas estão sendo executadas pelo órgão federal.

No Estado, o trabalho de campo será realizado por uma empresa de consultoria, que fará a coleta de plantas em 157 pontos amostrais já definidos, a cada 20 quilômetros na região determinada.

De acordo com o engenheiro florestal Silvano Martens, da Divisão de Licenciamento Florestal do Departamento de Biodiversidade da Sema, o trabalho tem previsão de duração de oito meses, podendo ser renovado por igual período.


Texto: Catarina Gomes/ Assessoria de Imprensa Sema
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul