Ospa abre temporada 2015 com concerto em Pelotas

Concerto da Ospa
Maestro Evandro Matté, novo diretor artístico da orquestra, rege o concerto de abertura - Foto: Flávio Neves/Divulgação/Ospa

Pela primeira vez em sua história, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) abre a temporada no Interior. No dia 8 de março, domingo, às 20h30, Pelotas recebe o primeiro concerto de 2015. Regidos pelo maestro Evandro Matté, novo diretor artístico da orquestra, os músicos subirão ao palco do histórico Theatro Guarany para interpretar obras de Jean Sibelius (1865-1957), Camille Saint-Saens (1835-1921), Maurice Ravel (1875-1937) e Nikolai Rimsky-Korsakov(1844-1908). O premiado violinista chinês Yang Liu será o solista da noite. O concerto terá entrada franca e será reapresentado no dia 10 de março, terça-feira, às 20h30, noTheatro São Pedro, em Porto Alegre.

"O programa está composto por obras de um mesmo período (1880-1899), mas com estruturas melódicas e orquestrações bem distintas e desafiadoras", explica Matté, que também adianta o que o público poderá apreciar na apresentação. "O concerto se inicia com uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Sibelius, com seu poema sinfônico Finlândia. Na sequência, será executado o Concerto para Violino nº 3, de Saint-Saens, uma obra significativa do período que exige grandes desafios interpretativos", explica.

Na segunda parte, ganham destaque Capricho Espanhol, de Rimsky-Korsakov, e Pavana para uma Princesa Defunta, de Ravel. Segundo o maestro, são duas peças que se distinguem amplamente na expressividade, sendo uma moderada e outra extremamente brilhante nos timbres e desenhos melódicos, mas ambas se igualando na riqueza das orquestrações.

A escolha do local do concerto marca a meta da nova gestão da Ospa de ampliar e tornar mais constante a sua presença no Interior – um pedido feito pelo secretário estadual da Cultura, Victor Hugo. Os ingressos para a reapresentação do concerto em Porto Alegre custarão entre R$ 10,00 e 40,00, e estarão à venda no Theatro São Pedro a partir do dia 2 de março, segunda-feira. Mais informações, pelo site www.ospa.org.br.

Solista - Yang Liu, que recebeu prêmios no 5º Concurso Nacional de Violino da China e no 12º Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou, interpretará o concerto de Saint-Saens – a segunda obra do programa. A peça foi estreada em 1881, tendo como solista o grande violinista espanhol Pablo de Sarasate, ao qual o trabalho foi dedicado. Atualmente, Liu reside em Chicago e promove  turnês pelos principais palcos do mundo, tocando com prestigiadas orquestras. Esteve recentemente em Pelotas, participando do Festival Internacional Sesc de Música.

Regente - Evandro Matté é diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre desde janeiro de 2015; diretor artístico do Festival Internacional Sesc de Música, realizado em Pelotas desde 2011; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Trompetista da OSPA desde 1990, é também coordenador cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tem-se apresentado com importantes solistas do cenário da música de concerto, como Christoph Hartmann (Alemanha), Yang Liu (China), Pierre Dutot (França), Emmanuele Baldini (Itália), Fred Mills (EUA) e David Guerrier (França). Também realizou parceria com nomes fundamentais da música popular brasileira, como Maria Rita, Fafá de Belém e Kleiton & Kledir.

Violinista - O chinês Yang Liu reside em Chicago e tem se consagrado como um dos mais destacados instrumentistas de sua geração. Foi premiado no 5º Concurso Nacional de Violino da China e no 12.ª Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou. Iniciou seus estudos musicais com o violinista Yao-Ji Lin, no Conservatório de Música de Pequim, e mais tarde mudou-se para os Estados Unidos para aperfeiçoar-se com os professores Dorothy DeLay e Kurt Sassmannshaus, do Conservatório de Música de Cincinnati. Já se apresentou no Great Wall International Music Academy, no Aspen Music Festival, no Ravinia Festival e no Festival Internacional Sesc de Música. Ministra masterclasses nas principais universidades e conservatórios de música do mundo.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Estado. Os concertos da temporada 2015 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau e Souza Cruz. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Texto: Mariana Sirena
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação