Município de Harmonia quer transformar dejetos de suínos em biogás

Projeto de biogás em Harmonia
Lideranças locais reuniram-se com o secretário estadual de Minas e Energia para expor o projeto e resultado de testes - Foto: Divulgação/Minas e Energia

O município de Harmonia quer aproveitar os resíduos gerados pela suinocultura para transformá-los em biogás. O assunto foi tema de audiência do prefeito Carlos Alberto Fink e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Kunzler, com o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker.

Testes realizados nos municípios de Harmonia e Tupandi, com 40.461 suínos, resultaram na geração de 9.711 metros cúbicos de biogás por dia, o que equivale a uma produção de 31.074 KWh/dia ou 11.342 Mwh/ano. Se fosse comercializada, essa energia renderia R$ 1,5 milhão.

Conforme o secretário Antônio Kunzler, o projeto pode dar fim ao problema ambiental criado pela gordura animal produzida nos abatedouros. "Além de produzir energia, os biodigestores contribuem para resolver problemas na agricultura e de meio ambiente", afirmou. Já o prefeito Carlos Alberto Fink destacou que o subproduto final do processo produtivo ainda pode ser transformado em fertilizante.

O projeto engloba as seguintes etapas: estudo de viabilidade técnica e econômica, avaliação das emissões de CH4, CO2, N2o, implantação de biodigestores anaeróbicos, sistema de geração de energia por biogás, transporte dos dejetos por tubulações ou trator e uso do lodo estabilizado como fertilizante.

Redecker cumprimentou a iniciativa dizendo que o Estado precisa de mais projetos assim, que sejam autossustentáveis, gerem desenvolvimento e, principalmente, beneficiem a sociedade. Afirmou que o projeto tem o apoio da Secretaria de Minas e Energia e será submetido à avaliação dos técnicos da pasta. "O biogás não é o futuro, já é uma realidade no Rio Grande do Sul", ressaltou.

Biogás - O uso do biometano, combustível obtido do processamento do biogás gerado em decomposições de resíduos, foi regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). A medida permite a venda e distribuição do combustível, possibilitando que de fato seja usado em diversas aplicações. A resolução da ANP foi publicada no Diário Oficial de 2 de fevereiro de 2015 e especifica itens como a concentração de gás carbônico no combustível, regras de transporte e comercialização, além das fontes de resíduos. O biometano tem comportamento semelhante ao do GNV e, por essas características, obedece a várias determinações previstas para o gás natural.

Texto: Magali Beckmann/Secretaria de Minas e Energia

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação