Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cruz Alta realiza mais um Carnaval Fora de Época

Publicação:

Carnaval Fora de Época em Cruz Alta
Comitiva do município convidou o governador para a festa, dias 27 e 28 deste mês - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O carnaval de Cruz Alta é o terceiro maior do Estado, além de o município possuir o primeiro sambódromo do interior no Rio Grande do Sul. E foi para falar da maior festa popular que uma comitiva local esteve nesta quinta-feira (19) com o governador José Ivo Sartori, que foi convidado a participar, nos dias 27 e 28 deste mês, do Carnaval Fora de Época - um sucesso na região.

O Rei Momo William Moura e a Rainha do Carnaval, Daniele Bastos, destacaram a importância da festa para o município, que tem o sambódromo Mestre Vidal (o primeiro a ser construído no Estado) e cinco escolas de samba – Unidos de São José, Gaviões da Ferro, Imperatriz da Zona Norte, Unidos do Beco e Acadêmicos do Sul - como atrações para mais de 5 mil foliões e para a população que participa do Carnaval Fora de Época.

Durante a visita ao governador, os representantes de Cruz Alta trocaram impressões sobre o crescimento do Carnaval no Rio Grande do Sul, especialmente com o ressurgimento das festas populares e dos antigos carnavais de rua. Sartori lembrou a expansão do Carnaval de Caxias do Sul nos últimos anos e das festas de rua como as que têm acontecido em Porto Alegre.

Provocado por uma brincadeira do governador pelo fato de não ser gordo, como a maioria dos reis momos, William Moura explicou que a decisão da escolha de um representante do Carnaval mais magro tem uma razão: “Chegamos à conclusão de que é melhor ter menos peso, porque, além de significar mais saúde, permite que o Rei Momo possa sambar muito melhor”.

Ele contou também que Cruz Alta tem adotado, há quatro anos, a “Geração Rei Momo Saúde”, com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e a prática de exercícios. “O aspecto físico não muda a nossa alegria. É possível contagiar o público da mesma forma, inclusive com mais energia”, disse o Rei Momo.

Participaram também do encontro a secretária extraordinária de Políticas Sociais do Estado, Maria Helena Sartori, o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costela, a primeira-dama de Cruz Alta, Denise da Silva, e a secretária-geral de Governo do município, Carmem Gutierri.

Texto: Margareth de Paula

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

 

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul