Governador abre feira de agricultura familiar em Torres

agricultura familiar
Evento ocorre de 13 a 17 deste mês em Torres - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori participou, na tarde deste sábado (14), da abertura oficial da 3ª Feira da Agricultura Familiar- Sabor Gaúcho, que ocorre na Praça Pinheiro Machado, em Torres, no Litoral Norte. Promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), através de seu Departamento de Política Agrícola e Agroindústrias, o evento ocorre de 13 a 17 deste mês. Denominada 'Cinco Dias para Saborear', a feira conta ainda com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal e Emater. O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, acompanhou o governador.

"Tenho certeza que com diálogo, transparência, com o apoio do nosso governo, vamos potencializar o trabalho que vocês estão fazendo em favor de um novo ciclo. Um ciclo de desenvolvimento, com mais qualidade de vida, empreendedorismo, geração de oportunidades e justiça social", destacou Sartori.

Para a prefeita de Torres, Nilvia Pinto Pereira, a feira "pretende conscientizar a população para consumir produtos que priorizem práticas orgânicas e que proporcionem mudanças nos hábitos alimentares, aumentando a inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado", afirmou.

De acordo com o assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Fetag, Jocimar Rabaioli, o evento tem como objetivo promover uma diversidade de produtos, tais como queijos, salames, biscoitos, doces, sucos, erva-mate, vinhos, cachaça, flores, mel, entre outros. "É a primeira atividade de 2015 e, sem dúvida, Torres viverá uma grande feira, já que é período de férias no litoral e a cidade sempre recebe um número expressivo de visitantes. Além disso, o local da feira nesta edição é de maior visibilidade", observou.

A feira pretende unir em um mesmo espaço produtos coloniais com as mais diversas origens do estado. Produtos de características peculiares e diferenciadas pela produção em pequena escala, processados artesanalmente, com qualidade e sabor. Visa a conscientizar a população para o consumo de produtos que priorizem estas práticas e que proporcionem mudanças nos hábitos alimentares, aumentando a inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação