Policiamento da Capital tem novo comando

CPC tem novo comando
Solenidade foi realizada no Batalhão de Operações Especiais - Foto: Brigada Militar/ Divulgação

A troca de comando do Policiamento da Capital ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), no Estádio Pedro e Paulo, do Batalhão de Operações Especiais, em Porto Alegre. O novo titular é o tenente-coronel Mário Yukio Ikeda, que substitui o coronel João Diniz Prates Godoi. O ato, presidido pelo comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, contou com as presenças do secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, e do vice-prefeito da Capital, Sebastião Melo, entre outras autoridades.

Mário Yukio Ikeda, nos seus 30 anos de serviço à Brigada Militar, exerceu funções no 15º Batalhão de Polícia Militar, em Canoas; no 1º Batalhão de Polícia Militar, em Porto Alegre; na Academia de Polícia Militar e no Estado-Maior da Brigada Militar. Também foi gerente de operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional do RS durante a Copa do Mundo 2014.

Em seu pronunciamento, Jacini destacou que o CPC cumpre a missão permanente de proteger a vida, a liberdade e os direitos individuais dos cidadãos na Capital, uma das áreas que mais exigem da BM. "São profissionais qualificados e especializados em atividades específicas do policiamento em grandes centros, que prestam serviço valoroso à sociedade", afirmou Jacini.

Para o coronel Freitas, que já ocupou a função que Ikeda assume, o comandante tem de ter o controle da tropa, tem de estar presente, acompanhar, fiscalizar, estar junto nos momentos bons e ruins, desempenhando com qualidade a sua função. "E isso, com certeza, o tenente-coronel Ikeda fará. A missão aqui é diária, são mais de 4 mil ligações/dia, somente para o 190. São homens aguerridos, cientes de sua responsabilidade e que, por isso mesmo, têm o reconhecimento da comunidade gaúcha".

O Comando de Policiamento da Capital
O CPC foi criado em 1974 e tem a responsabilidade de exercer a preservação da ordem pública e a polícia ostensiva, através de suas unidades operacionais subordinadas dentro do município de Porto Alegre em suas diversas modalidades e processos, mediante ações de educação, prevenção e repressão visando o controle da criminalidade e da violência.

Atualmente, o CPC é composto por oito unidades operacionais subordinadas, de atuação em toda a Capital, compreendendo: 1º BPM (Zona Sul), 9º BPM (Centro e arredores), 11º BPM (Zona Norte), 19º BPM (Zona Leste), 20º BPM (Extremo Norte e Zona Nordeste), 21º BPM (Extremo Sul), 4º Regimento de Polícia Montada-4º RPMon (Parques e Praças e guarda do Palácio Piratini) e 1º Batalhão de Operações Especiais– BOE.

Texto: Clélia Admar/ Assessoria de Imprensa Brigada Militar
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação