Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ospa seleciona cantores solistas

Publicação:

solistas Ospa
Solistas irão interpretar 'Requiem', de Gabriel Fauré - Foto: Giovana Pozzer/Ospa

A orquestra busca um barítono e uma soprano para a execução do 'Requiem', de Gabriel Fauré. A obra integrará o repertório do concerto do dia 24 de março, terça-feira, a ser realizado na Igreja da Ressurreição do Colégio Anchieta. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de março pelo e-mail secretaria.ospa@via-rs.net. As audições ocorrem na tarde de 6 de março, sexta-feira, na Sala Elis Regina da Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). 

Desde 1970 sem apresentar o 'Requiem', de Gabriel Fauré (1845-1924), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre insere no seu repertório de 2015 essa que é uma das mais célebres obras do compositor francês e do gênero requiem.

Para a execução da peça, serão selecionados dois cantores solistas: um barítono e uma soprano. Os interessados devem se inscrever até de março pelo e-mail secretaria.ospa@via-rs.net, informando nome completo, voz e telefone para contato. 

Nos testes, será avaliada a interpretação das árias da composição pertinentes a cada solo: 'Offertoire' e 'Libera me' (barítono), e 'Pie Jesu' (soprano). A peça integrará o programa do concerto de 24 de março, terça-feira, a ser realizado na Igreja da Ressurreição do Colégio Anchieta (Avenida Nilo Peçanha, 1521), com entrada franca. O evento também marcará a estreia da Série Igrejas da Temporada 2015 da Ospa, e a primeira apresentação do ano do Coro Sinfônico. A regência será do maestro Manfredo Schmiedt.

Sobre a composição

Gabriel Fauré compôs seu Requiem em Ré menor, Op. 48, entre 1887 e 1890. A primeira versão da peça estreou em 1888 na igreja 'Madeleine', de Paris. Era comum entre compositores dos séculos XVIII e XIX tomar como objeto de interesse a tradicional oração aos mortos da Igreja Católica. O requiem de Fauré é considerado um dos mais introspectivos e angelicais do gênero, tratando a morte sob os aspectos da leveza, da salvação e da vida eterna. A obra foi composta para orquestra, órgão, coro misto e dois solistas (soprano e barítono), em latim, e estrutura-se em sete movimentos.
 

Texto: Mariana Sirena/OSPA
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul