Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fazenda e técnicos do Tesouro do Estado reforçam compromisso contra sonegação fiscal

Publicação:

encontro serviu para que a entidade representativa dos técnicos do Tesouro reafirmasse o compromisso da categoria em auxiliar o Estado no controle fiscal
Encontro serviu para que a entidade representativa dos técnicos do Tesouro reafirmasse o compromisso da categoria em auxiliar o - Foto: Divulgação/Sefaz

O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, aproveitou o encontro com a direção do Afocefe/Sindicato, na tarde desta quinta-feira (12), para renovar a determinação do governo em ampliar as ações externas de combate à sonegação de impostos. "É preciso estabelecer esta sensação de risco ao sonegador. Mesmo sabendo que nem sempre haverá um retorno imediato, mas o efeito pedagógico terá efeitos para a receita”, destacou o secretário. O encontro serviu para que a entidade representativa dos técnicos do Tesouro reafirmasse o compromisso da categoria em auxiliar o Estado no controle fiscal.

O vice-presidente do Afocefe/Sindicato, Gilberto da Silva, aproveitou o encontro para repassar ao secretário um estudo que a entidade realizou sobre experiências positivas de outros estados na fiscalização tributária. Com este mesmo propósito, o sindicato estará realizando um seminário no próximo dia 19 de março, em Porto Alegre, buscando debater novos mecanismo de controle sobre a circulação de mercadorias. A 15ª edição do Sefaz/Debate terá participação de representantes da Fazenda dos governos do Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco.

Acompanhado pelo secretário adjunto, Luiz Antônio Bins, o titular da Fazenda ressaltou a qualificação dos quadros da pasta e o papel que terão diante das dificuldades financeiras do Estado. “Vivemos um momento de extrema dificuldade por conta de problemas estruturais de muitos anos. Por isso, o esforço em ampliar a arrecadação com mais combate à sonegação é importante”, ponderou Feltes. O secretário mencionou dificuldades que outros estados já enfrentam para honrar seus compromissos com a folha salarial e fornecedores, "que de longe se aproximam do nosso problema".

Texto: Assessoria/Sefaz
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul