Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novas ações frente à Fundação de Proteção Especial

Publicação:

Fundação de Proteção Especial
Presidente da FPE destaca ações - Foto: Silvio Williams/STDS

À frente da Fundação de Proteção Especial (FPE), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, o presidente José Luis Barbosa destaca as primeiras medidas que serão implantadas e adiantou algumas ações previstas para o ano. Entre os principais compromissos da nova gestão estão as melhorias nas casas de acolhimento, assim como parcerias com outros órgãos públicos e privados em programas de formação entretenimento, lazer e cultura aos acolhidos.

Com relação às mudanças administrativas na Fundação, Barbosa ressalta que já nos próximos dias serão definidos os diretores e as assessorias técnicas. "Estamos com muita atenção na composição da assessoria técnica, que vai lidar diretamente com os núcleos de atendimento. Vamos priorizar o quadro de pessoal não só pela experiência técnica, mas especialmente pelo comprometimento na atenção às crianças e adolescentes", disse.

Nesse sentido, ele relata que esteve reunido com o secretário da pasta, Miki Breier, e a promotora de Justiça da Infância e da Juventude da Capital, Cinara Vianna Dutra Braga, para discutir as melhorias que serão implementadas nas casas de acolhimento. "Estamos dando atenção especial às visitas que são feitas pelo Ministério Público e reafirmamos nosso compromisso na solução desses apontamentos", ressaltou.

Na ocasião, o secretário reforçou a necessidade de se melhorar a rede de estruturas de proteção da criança e do adolescente, com a atuação integrada do Estado, Ministério Público, Judiciário e sociedade civil. Também defendeu que a STDS disponha dos programas existentes para qualificar a população atendida pela FPE.

O presidente da FPE adiantou ainda que será criada uma assessoria específica para elaboração de parcerias com entidades não governamentais e setores empresariais para que possam apadrinhar a Fundação na implantação de ações específicas de entretenimento, lazer e cultura aos acolhidos. "Também iremos priorizar a parceria da STDS com as demais pastas na implantação desses projetos", destacou.

Melhorias nas instalações

Nesta semana, Barbosa iniciou as visitas técnicas às instalações da FPE. A primeira delas, foi no Lar Cônego Paulo de Nadal, em Porto Alegre, onde ficam os acolhidos em situação de maior vulnerabilidade social e com as restrições mais graves, tanto mentais quanto psicomotoras. Também esteve no almoxarifado e na farmácia da instituição. "Daremos atenção especial em equipar nosso almoxarifado e a farmácia, que atendem as 40 casas de acolhimento".

Próximas ações

Segundo o presidente, assim que forem empossados os diretores e a assessoria técnica, a direção da Fundação dará sequência às ações de melhorias administrativas. "Nossas metas incluem a substituição de imóveis com problemas e também um local mais adequado para o almoxarifado, o depósito e o arquivo da Fundação", afirmou.

A FPE é o órgão responsável pela execução de medidas de proteção e pela promoção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social.
• 550 pessoas acolhidas
• Aproximadamente mil servidores
• 40 casas de acolhimento, divididos em nove núcleos em Porto Alegre
• Também conta com casas de acolhimento em Taquari e Uruguaiana

Texto: Assessoria de Comunicação da FPE
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul