Fapergs e Ministério das Comunicações avaliam centro que expandirá indústria criativa do RS

Com investimento de R$ 7,5 milhões, espaço terá estúdios de cinema, televisão, som e motion capture, além de laboratórios para criação de aplicativos, jogos digitais e animação
Com investimento de R$ 7,5 milhões, espaço terá estúdios de cinema, televisão, som e motion capture, além de laboratórios para - Foto: Divulgação/Fapergs

Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Ministério das Comunicações (MiniCom) visitaram nesta terça-feira (03) o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc) para avaliar o andamento do projeto de implantação do Centro de Produção e Pós-Produção de Conteúdos Digitais Criativos. Com investimento de R$ 7,5 milhões, o espaço terá estúdios de cinema, televisão, som e motion capture, além de laboratórios para criação de aplicativos, jogos digitais e animação.

Instalado no Tecnopuc Viamão, o centro deve ser concluído até o final do ano, com previsão de inauguração para março de 2016, após o período de testes. O ambiente será integrado ao Centro Tecnológico Audiovisual do Estado (Tecna), que atende a setores como cinema, televisão, jogos digitais, aplicativos, música e som, além de incluir o desenvolvimento de pesquisas das universidades.

Na avaliação da coordenadora de Projetos Especiais do Departamento de Gestão Estratégica do Ministério das Comunicações, Wanessa Queiroz de Souza Oliveira, o Rio Grande do Sul é um ponto estratégico no plano do Governo Federal de potencializar a indústria criativa nacional. "Com toda a estrutura do Tecnopuc e empresas que já estão instaladas, o RS foi um dos escolhidos como piloto no projeto nacional. É um Estado com ótimo cluster para investimentos deste porte", afirmou.

A coordenadora de projetos do Tecna, Aletéia Selonk, acredita que o centro colocará o Estado em condições de concorrer com os mercados maiores, como Rio de Janeiro e São Paulo. "O RS sempre foi um polo de produção criativa e um berço de talentos. Aproveitar as nossas vocações naturais e desenvolver um segmento mais competitivo no mercado é algo que queremos há bastante tempo", explicou.

Também participaram da visita o diretor-administrativo da Fapergs, Marco Antonio Baldo, e a representante do MiniCom, Michelle Layne Dias.

Texto: Gonçalo Valduga
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação Social