Reunião no Litoral avalia atividades de segurança pública durante o verão

Secretário Wantuir Jacini falou aos dirigentes da Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias, que apresentaram as ações desenvolvidas  e o planejamento para o resto da temporada
Secretário Wantuir Jacini falou aos dirigentes da Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias, que - Foto: Rodrigo Ziebell

A avaliação dos resultados da primeira parte das operações de verão efetuadas pelas vinculadas da Secretaria da Segurança Pública foi o tema da reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira (30) no auditório da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, no Litoral Norte do Estado. Presentes, os dirigentes da Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias apresentaram as ações desenvolvidas pelas instituições e o planejamento para o resto da temporada.

“Essa é a primeira de muitas aferições que iremos realizar, no intuito de promover a otimização necessária dos serviços, em virtude dos recursos que dispomos”, disse o secretário Wantuir Jacini. Para ele, o trabalho desenvolvido pelos órgãos da Segurança Pública gaúcha demonstra a qualidade do quadro de servidores e a capacidade de seus gestores. “Os números comprovam a efetividade das ações, seja no patrulhamento, no salvamento, nas perícias ou nas operações com base na inteligência policial”, acrescentou.

A divulgação dos resultados e o trabalho relacionado à primeira fase das operações de verão podem ser acompanhados diretamente nos sites da Brigada Militar, Polícia Civil e IGP.

Reforço no litoral - Após a reunião, a comitiva visitou as instalações do festival Planeta Atlântida. O evento, que ocorre hoje (30) e amanhã (31) na praia de Atlântida, reúne cerca de 30 mil pessoas por noite. Brigada Militar e Polícia Civil realizarão operações especiais de orientação e fiscalização do trânsito, patrulhamento e combate ao tráfico de entorpecentes.

Uma Plataforma de Observação Elevada (POE) foi instalada nas imediações da Sociedade dos Amigos do Balneário Atlântida (SABA). Nela, os operadores auxiliarão o trabalho das forças policiais, identificando situações de risco, tornando a capacidade de resposta mais eficaz. “Dispomos da tecnologia e iremos usá-la. Os efetivos devem ser coordenados e direcionados para de forma pontual, onde realmente há a possibilidade da ocorrência de um delito”, reforçou Jacini.

A plataforma possui câmeras com alcance de até 2 km, em 360 graus. As imagens podem ser transmitidas ao vivo, diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CCIC), na capital. A tecnologia das câmeras possui resolução full HD, com operação no espectro de infravermelho. A POE é equipada com sensores de medição digital da velocidade e direção do vento, conexão wireless, sistema de gravação e armazenamento digital de vídeo.

A POE será utilizada no litoral durante todo o feriado prolongado de Navegantes. As operações realizadas no Carnaval de Rua de Porto Alegre, no bairro Cidade Baixa, também contarão com a presença de uma unidade, que prestará auxílio às atividades do 9º Batalhão de Polícia Militar.

?Texto: Claiton Silva
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação