Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sartori participa da posse dos deputados estaduais eleitos

Publicação:

O governador José Ivo Sartori participa, neste sábado (31), a partir das 14h, da posse dos 55 deputados estaduais eleitos e da instalação da 54ª Legislatura (1º/02/2015 a 31/01/2019), no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha. À tarde, haverá eleição e transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. 

Conforme acordo firmado entre as bancadas, o deputado Edson Brum (PMDB) será o 63º presidente do Parlamento gaúcho. A renovação nesta legislatura foi de 22 deputados (40%).

Após a execução do Hino Nacional e do pronunciamento do presidente, os deputados eleitos prestarão o compromisso regimental, conforme o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia. A partir daí, o presidente declara instalada a 54ª Legislatura.

Na sequência, ocorre a eleição da Mesa Diretora, por maioria absoluta de votos (28), em votação nominal, registrada no painel eletrônico. Eleita a Mesa Diretora, os trabalhos passam a ser conduzidos pelo novo presidente, acompanhado do 1º secretário.

A seguir, o novo presidente faz o seu pronunciamento. O ato se encerrará após a execução do Hino Rio-grandense e a convocação para a sessão especial marcada para a próxima terça-feira (3), às 14h, quando o governador levará sua mensagem ao Parlamento.

Texto: Eliane Iensen

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul