Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Escola Aberta oferece oficinas e lazer no fim de semana

Publicação:

Programa Escola Aberta oferece oficinas e lazer no fim de semana
Atividades são realizadas em 29 Coordenadorias Regionais de Educação e em 21 escolas de áreas do Programa de Prevenção à - Foto: Alina Souza/Arquivo Palácio Piratini

Estudantes da rede pública estadual de ensino e as comunidades dos bairros onde eles vivem podem desfrutar, nos finais de semana, do programa Escola Aberta para a Cidadania. Atualmente, são 177 estabelecimentos escolares, em todo o Rio Grande do Sul, oferecendo atividades esportivas, culturais e de lazer, além de oficinas de aprendizado que são uma oportunidade para desenvolver habilidades que podem gerar renda.

O programa é realizado em escolas de 29 Coordenadorias Regionais de Educação e em outras 21 localizadas em áreas mapeadas pelo Programa de Prevenção à Violência (PPV). A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Leila Schaan, observa que os ensinamentos, o lazer e o convívio proporcionados aos alunos e às comunidades retornam à escola em forma de boas práticas de relacionamento cotidiano.   

A média mensal de adesão é de aproximadamente 450 pessoas por escola, sendo que 70% são os próprios alunos. “Trata-se de um momento para estabelecer novas amizades. Transformar a escola em um lugar de lazer acaba sendo um grande atrativo para a maioria dos estudantes”, diz a diretora. Além disso, segundo ela, o Escola Aberta ajuda a reduzir os índices de violência, estimula a cultura da paz e contribui para o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade do ensino.

O programa foi criado em 2003. No ano de 2007, foi instituído como política pública do Governo do Estado para a área de educação, através da lei 12.865/2007, regulamentada pelo decreto 45.464/2008. Para conferir a relação das escolas onde as atividades são oferecidas, acesse o link: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/escola_aberta.jsp?ACAO=acao2.

 

Texto: Luciana Alcover

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação Social

Portal do Estado do Rio Grande do Sul