Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado não medirá esforço em favor do setor agropecuário, diz Sartori

Publicação:

Estado não medirá esforço em favor do setor agropecuário, diz Sartori
Governador falou em programa de rádio transmitido em cadeia para 300 municípios das regiões Norte e Nordeste - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governo do Estado não medirá esforços para criar meios de atender às reivindicações do setor primário, afirmou o governador José Ivo Sartori, na manhã desta sexta-feira (23), ao participar do programa de rádio A Voz do Campo. A transmissão foi feita em cadeia para 17 emissoras das regiões Norte e Nordeste, alcançando cerca de 300 municípios gaúchos.

Durante o programa, apresentado ao vivo do Palácio Piratini pelo radialista Marcelo Brum, com a participação de produtores rurais, Sartori afirmou também que o agronegócio será um dos principais instrumentos para elevação do PIB estadual. "Queremos destravar o Rio Grande", enfatizou.

Depois de analisar a situação da produção agrícola e das safras, especialmente de soja e milho, Sartori disse que, apesar do déficit constatado ao assumir o governo, não lhe falta coragem para enfrentar as dificuldades e lutar para que o Estado continue crescendo e desenvolvendo suas potencialidades.

Foi destacada pelo governador a importância da tecnologia de informação para o agricultor e os demais envolvidos com a produção rural. Também foi ressaltada a necessidade de se promover políticas públicas voltadas à sucessão no campo, a fim de evitar o êxodo rural.

Estradas, portos, hidrovias e sustentabilidade foram outros temas abordados. Sartori foi enfático ao afirmar que o governo não está prometendo o que não pode cumprir, mas que todos os esforços serão feitos para tirar o Estado da crise em que está e auxiliar os agricultores a desenvolver ainda mais sua produção. “Temos que construir um processo em que não haja tanta burocracia", observou.

Os produtores presentes ao encontro, Antonio Sartori (da Brasoja), Luiz Felipe Minozzo e Paulo Nicola (ambos de Santiago), Luiz Carlos Chemale e Juarez Petry (de Tapes), entregaram como presente ao governador um exemplar do livro “A Lógica da Economia Rural”. O programa prosseguiu com entrevista com o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, por mais uma hora, abordando reivindicações e a situação do setor agropecuário.

Texto: Margareth de Paula
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação Social

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul