Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primeira-dama e Vieira da Cunha tratam de prevenção à violência escolar

Publicação:

Primeira-dama recebe secretário Vieira da Cunha
Primeira-dama apresentou lei de sua autoria - Foto: Karine Viana

A primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori, e o secretário de Educação, Vieira da Cunha, conversaram na manhã desta terça-feira (20), no Palácio Piratini, sobre as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). Durante o encontro, foram abordados também o programa Primeira Infância Melhor (PIM) e assuntos relativos ao ensino em geral.

Foi detalhada ao secretário a lei 14.030/2012, de autoria de Maria Helena Sartori como deputada estadual e aprovada pela Assembleia Legislativa, que dispõe sobre as Cipave no âmbito do ensino público do Estado. A intenção de ampliar as comissões para as escolas de todo o Rio Grande do Sul  baseia-se na experiência exitosa de Caxias do Sul.  “As Cipave têm o objetivo de diagnosticar as vulnerabilidades no ambiente escolar e planejar ações que visem à resolução dos problemas de forma eficaz e viável”, explicou a primeira-dama. Além de Caxias do Sul, as  comissões também foram implementadas em municípios como Canoas, Dom Pedrito e Santa Maria, com bons resultados. 


Para Maria Helena Sartori, é importante o diálogo entre as secretarias. “Apresentei ao secretário a lei das Cipave para que ele avalie a possibilidade de começar esse processo nas escolas estaduais. Precisamos conversar entre secretarias, para que se tenha ações com resultados mais efetivos”, afirmou.


De acordo com Vieira da Cunha, o encontro mostrou que a primeira-dama está pensando na mesma linha definida como prioridade para a Secretaria de Educação. “Não se pode ter um bom ambiente de aprendizagem se não houver paz, tranquilidade, boa convivência e respeito recíproco no ambiente escolar. Tornar a escola um lugar de harmonia e respeito é um desafio que faz parte das nossas preocupações e da primeira-dama”, disse o secretário.

Texto: Luciana Alcover
Edição: Redação Palácio Piratini/Cooredenação de Comunicação Social

Portal do Estado do Rio Grande do Sul