Duplicação do valor de convênio com Ministério do Trabalho prepara FGTAS para novos desafios

Qualificação do atendimento à classe trabalhadora e os empregadores possibilita que empresas ofereçam 50% a mais de vagas através da FGTAS
Qualificação do atendimento à classe trabalhadora e os empregadores possibilita que empresas ofereçam 50% a mais de vagas - Foto: Camila Domingues/Arquivo Palácio Piratini

Nos últimos quatro anos, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) dobrou de 7 para 14 milhões/ano o valor do convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse crescimento, segundo o diretor administrativo da entidade, Luiz Antônio Proença Fernandes, dá condições para que a FGTAS esteja pronta para novos desafios a partir de 2015.

"A atual administração preparou a Fundação para qualificar e ampliar o atendimento na relação entre a classe trabalhadora e os empregadores, de forma que o empresário, hoje, pela credibilidade que conquistamos, oferece cerca de 50% a mais de vagas através da FGTAS em relação a quatro anos atrás”, afirma Proença.

No atual governo, a Fundação desenvolveu um programa de revitalização e ampliação de agências, que agora obedecem às normas de acessibilidade e de combate a incêndio. Foram criadas mais 14 unidades no período, totalizando 144 no Estado, além dos três veículos móveis que atendem a demandas específicas nos municípios.

A criação do Plano de Cargos e Salários e a realização de concurso público (mais 260 servidores) contribuíram para a expansão dos serviços da Fundação. A entidade atua direta e indiretamente na captação de vagas de emprego, no cadastramento de trabalhadores, no encaminhamento para vagas, na habilitação para seguro-desemprego, confecção de carteiras de trabalho e encaminhamento para cursos de qualificação.

Em Porto Alegre, através do Centro do Trabalhador Autônomo, é possível que as empresas encontrem o perfil exato para o tipo de serviço de que necessitam. No interior, as Casas do Artesão permitem que os trabalhadores coloquem seus produtos à venda, oferecem cursos de atualização e credenciam os interessados para as principais feiras organizadas pelo Estado.

Vagas no litoral
Durante este verão, as agências oferecem 647 vagas de emprego para o litoral gaúcho. A função com maior número de vagas é a de operador de caixa. Os interessados devem ir à unidade FGTAS/Sine mais próxima e apresentar carteira de trabalho. Mais detalhes podem ser encontrados no site da FGTAS.

Texto: Eduardo Buchholz
Edição: Redação Secom