Santana do Livramento decreta situação de emergência após temporal

Defesa Civil se colocou a disposição dos demais municípios
Defesa Civil se colocou a disposição dos demais municípios - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

O município de Santana do Livramento decretou, nesta segunda-feira (22), situação de emergência devido ao temporal do final de semana. Com isso, a prefeitura pode acessar os recursos especiais do Estado para sua recuperação e proteção dos atingidos.

De acordo com o último relatório da Defesa Civil, 459 casas foram atingidas pelo mau tempo e 150 pessoas estão desalojadas no município. Em todo o Estado, mais de mil famílias foram prejudicadas.

Segundo o subchefe da Defesa Civil, coronel Ederson Carlos Franco da Silva, a situação mais grave é na Fronteira Oeste, onde também estão sendo distribuídas lonas e kits dormitório em residências atingidas. “O Estado está à disposição dos municípios”, explica.

CEEE normaliza serviço de energia pra 90% dos clientes

A CEEE Distribuidora colocou um contingente de 1.100 trabalhadores atuando no conserto de equipamentos. Até o meio-dia dessa segunda-feira (22), apenas 10 mil clientes permaneciam sem energia em função do temporal, o que significa que 90% das solicitações foram normalizadas.

A maior parte das ocorrências concentra-se na Zona Norte da Capital, em Viamão e Alvorada. A expectativa é de que a maior parte das ocorrências seja concluída ao longo desta segunda-feira.

Sobre as notícias de que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) teria ficado quatro horas sem fornecimento de energia em função da dificuldade de contato do hospital com a concessionária, a CEEE Distribuição informa que essa informação não procede.

Corsan está reestabelecendo abastecimento ao longo do dia

A normalização do abastecimento de água em Canoas, Cachoeirinha e Gravataí deve ocorrer ao longo desta segunda-feira (22). A interrupção no fornecimento ocorreu devido à falta de energia elétrica em Canoas, causada pelos temporais do fim de semana.

A Corsan está atuando emergencialmente com o auxílio de caminhões-pipa, para atenuar o desabastecimento nessas cidades. Além disso, como medida de contingência, a companhia instalou um novo gerador na ETA de Esteio, elevando a sua produção em 300 litros por segundo, que aumentou o volume de abastecimento no Bairro Mathias Velho, em Canoas.

Governador visita Parque Assis Brasil

O governador do Estado, Tarso Genro, foi até o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na tarde desta segunda-feira. Segundo a administração do parque, houve severas avarias em edifícios públicos e espaços privados. "Estou visitando o Parque Assis Brasil, para inspecionar estragos e deixar encaminhamentos", escreveu Tarso em uma rede social.

Texto: Letícia Bonato com assessorias
Edição: Redação Secom