Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa amplia em 27 vezes o número de escolas em tempo integral no Estado

Publicação:

Mais Educação impulsiona a educação musical nos currículos e estimula a formação de orquestras
Mais Educação impulsiona a educação musical nos currículos e estimula a formação de orquestras - Foto: Divulgação Seduc

A adesão ao Programa Mais Educação, do governo federal – que institui tempo integral nas escolas – aumentou 27 vezes desde 2008, ano em que tiveram início as atividades. O número de escolas estaduais que hoje possuem tempo integral no Rio Grande do Sul passou de 49 para 1.323.

O projeto é destinado principalmente às instituições com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A partir da adesão, as escolas precisam aumentar as jornadas diárias, incluindo nas grades curriculares atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral, além de oficinas de inclusão digital, cidadania, saúde e meio ambiente.

A diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Rosa Mosna associa a expansão do Programa a fatores como critérios de abrangência e inovações. “O programa está enraizado socialmente e efetivado nas escolas. Estimula a ressignificação do plano pedagógico, qualifica os espaços escolares e mantém os estudantes no colégio”, afirma.

Entre outras vantagens, destaca, o Mais Educação impulsionou a inclusão da educação musical nos currículos, o que estava previsto desde 1996 através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O principal exemplo é a formação de orquestras estudantis nas escolas, em que são desenvolvidas atividades musicais por meio do programa”, comemora.

Na Escola Estadual Jardim Itália, em Porto Alegre, localizada no bairro Jardim Itú, o Mais Educação foi implantado em outubro de 2013 e atende 185 alunos que, no turno inverso, fazem oficinas de judô, violão, jornal escolar e letramento.

A coordenadora do programa na escola, professora Aurea Regina, afirma que houve uma melhoria significativa no desempenho escolar dos estudantes. “Eles estão mais concentrados e o comportamento mudou positivamente em sala de aula. Os pais nos procuram para dizer que os filhos estão mais interessados no estudo”.

Mais Educação oferece atividades diversas

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades optativas que permitem melhorar o ambiente escolar.

Entre as alterações no currículo estão as disciplinas de acompanhamento pedagógico, educação científica e econômica, oficinas sobre meio ambiente, direitos humanos, artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, e ainda espaços para esporte e lazer.

No Rio Grande do Sul é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-SECAD, em parceria com a Secretaria de Educação Básica-SEB, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE.

Texto: Luciane Moura/Seduc
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul