Defesa Civil distribui kits dormitório para atingidos pela chuva

11.03.13.Seminário de Sistema de comandos em incidentes, promovido pela Defesa Civil.
Equipes do órgão já estão mobilizadas para levantamento de danos - Foto: Pedro Revillion/Arquivo Piratini

A Defesa Civil do Estado foi acionada por dois municípios que solicitaram kits dormitório para habitantes cujas casas foram destelhadas pelo temporal que se iniciou na noite de sábado (20): Minas do Leão e Santana do Livramento. Os kits são compostos de colchão, travesseiro e roupa de cama.

Segundo o subchefe da Defesa Civil, coronel Ederson Carlos Franco da Silva, a situação mais grave é na Fronteira Oeste, onde também estão sendo distribuídas lonas para cobrir residências atingidas. “Estamos em contato com todos os demais municípios para ver no que é possível auxiliar”, explica.

O coronel monitora também a situação em Esteio, onde houve grande incidência de destelhamentos. “Mas não foi necessária nenhuma ação do Estado, pois a coordenadoria municipal está dando solução até o momento”, elogia.

A chuva continua caindo, porém, segundo o subchefe da Defesa Civil, não na mesma intensidade que apresentou na noite de sábado. Com isso, reduzem as chances de o quadro se gravar.

Decretos de emergência devem estar prontos na segunda

Até a metade da tarde deste domingo (21), não foi possível fazer uma estimativa de atingidos, pois há alguns municípios sem contato telefônico. “Neste caso, as coordenadorias regionais enviam equipes para fazer o levantamento no local”, complementa o coronel Ederson.

A expectativa da Defesa Civil é que já na segunda-feira (22), os decretos de situação de emergência sejam homologados. Com isso, as prefeituras podem acessar recursos especiais para desenvolver ações de recuperação no município.

CEEE trabalha para reestabelecer serviços

O temporal provocou estragos e danificou diversos equipamentos da CEEE Distribuição. Após mais de 15 horas de trabalhos intensos e ininterruptos, ainda há uma série de postes caídos, alimentadores com defeito, redes rompidas e estruturas que precisam de reparos.

Até o início da tarde deste domingo, pelo menos 35 mil clientes ainda estavam com o serviço interrompido em função dos efeitos do vendaval.

As rajadas de vento, que chegaram a alcançar 129 km por hora, atingiram de forma mais intensa as regiões Metropolitana, da Campanha e proximidades de Camaquã. Na região Metropolitana, as cidades com maior número de ocorrências são Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Eldorado do Sul.

Corsan deve normalizar abastecimento na segunda-feira

A normalização do abastecimento de água em Canoas, Cachoeirinha e Gravataí está prevista para as 22h desta segunda-feira (22). A interrupção no fornecimento ocorreu devido à falta de energia elétrica em Canoas, causada pelos temporais do fim de semana.

Força tarefa para recuperar Parque Assis Brasil

No Parque Assis Brasil houve avaria total do Pavilhão dos Caprinos, destelhamento de 70% do Pavilhão do Cavalo Crioulo, danos graves no Restaurante Internacional. Na área privada, prejuízos em diversas edificações, dentre elas Gerdau, Casa da Band e Grupo Sinos.

A direção do Parque irá solicitar ajuda à Secretaria de Obras Públicas do Estado - SOP - para os necessários laudos. "Vamos fazer todos os esforços para resolver os problemas. Se necessário for, a atual direção se propõe a permanecer no Parque para entregar o espaço em boas condições à nova direção, ainda não indicada pelo novo governo", informa o subsecretário do parque, Adeli Sell.

Texto: Naira Hofmeister com assessorias
Edição: Redação Secom