Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ivar Pavan: “Fomos o governo que priorizou a agricultura familiar”

Publicação:

Ivar Pavan lembra a inclusão de 12 mil famílias de extrema pobreza no setor produtivo
Ivar Pavan lembra a inclusão de 12 mil famílias de extrema pobreza no setor produtivo - Foto: Andressa Moreira

Recuperação dos assentamentos da Reforma Agrária, a qualificação de 30 mil famílias de pequenos produtores através do Programa Leite Gaúcho e o Programa Gaúcho do Cooperativismo são alguns dos temas destacados pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan na entrevista de balanço à Rádio Piratini.

“Nós já estamos colhendo resultados de tudo que investimentos desde o começo da gestão. Tanto é verdade que as duas maiores safras da história foram a dos dois últimos anos”, destaca.

O trabalho do governo de recuperação e valorização da Emater também rendeu bons frutos, entre eles os recordes históricos das safras de grãos.

“Fomos o governo que priorizou a agricultura familiar. Nós pensamos a produção dos pequenos agricultores como um setor estratégico para o desenvolvimento do Estado e o fortalecimento da matriz produtiva existente. As políticas públicas são importantes para todos os segmentos, mas em especial àqueles que estão à beira da exclusão”, justifica o secretário.

Mas o titular da SDR lembra que quatro anos de governo são insuficientes para que todos os programas que foram desenvolvidos possam se firmar e ganhar autonomia.

“Deixamos um legado de uma grande política de desenvolvimento com inclusão social. Incluímos mais de 12 mil famílias de agricultores da extrema pobreza no mercado. A exclusão no meio rural é diferente do que na do meio urbano, em que as pessoas se aglomeram e ficam fáceis de ser identificadas. No meio rural ela está nas pequenas comunidades espalhadas pelos campos. Mas conseguimos fazer a inclusão de 130 mil famílias de produtores no cadastro do Bolsa Família. Isto merece ter continuidade”, defende.

Texto: Rachel Duarte
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul