Porto de Rio Grande apresenta balanço de movimentação em 2014

O Superintendente Dirceu Lopes revela que 24 instituições se envolvem no escoamento da soja - Foto: Divulgação Porto do Rio Grande

A Superintendência do Porto do Rio Grande apresentou, na sexta-feira (19), o balanço do Plano Safra 2014. No total, foram movimentadas pelo Porto do Rio Grande 10.987.830 toneladas de soja, entre grão, farelo e óleo. A movimentação de soja em grão representa 75,6% desse total.

Neste ano, a movimentação de soja em grão chegou a 8.314.734 de toneladas, a soja em farelo contabilizou 2.231.804 de toneladas (20,31%) e óleo de soja totalizou 220.646 de toneladas (4,02%).

Pelo modal rodoviário, foram movimentadas 6.759.048 de toneladas, através do transporte de 198.795 caminhões. Pelo modal ferroviário chegaram até o porto gaúcho 1.471.309,65 de toneladas, por 38.718 vagões. Já pelo modal hidroviário foram movimentadas 334.252,29 em 104 barcaças. No total, 131 navios foram carregados com soja no Porto do Rio Grande.

De acordo com o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, 24 instituições estiveram envolvidas no processo de escoamento da safra de soja com o objetivo de garantir segurança e agilidade no transcorrer da safra.

“Dialogando com rapidez podemos ter a solução mais eficiente, conseguimos junto com os parceiros dar agilidade ao processo através de gestão. O trabalho desenvolvido em conjunto com os terminais privados, órgãos de segurança, sindicatos dos trabalhadores da orla portuária e toda a comunidade portuária tem como resultado os bons números do porto, como o aumento das exportações”, avaliou Lopes.

Este Plano de Ação da Safra contou com a participação das seguintes instituições: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Federal (PF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (ECOSUL), Ministério da Agricultura Agropecuária e Abastecimento (MAPA), Receita Federal do Brasil (RFB), Câmara do Comércio da Cidade do Rio Grande, Sindicato dos Operadores Portuários (SINDOP), Sindicato dos caminhoneiros (SINDICAM), Sindicato das agências de navegação marítima do estado do Rio Grande do Sul (SINDANAVE), Terminal Marítimo (TERMASA), Terminal Graneleiro (TERGRASA), Terminal da Bunge Brasil, Terminal da Bianchini S.A, Prefeitura Municipal do Rio Grande, América Latina Logística (ALL), Brigada Militar, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Praticagem da Barra, Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

Redação: Assessoria Porto do Rio Grande
Edição: Redação Secom