Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospital São Camilo inaugura os novos espaços da maternidade e UTI neonatal

Publicação:

ESTEIO, RS, BRASIL: 18.12.14: Entrega da UTI Neonatal e do Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto da maternidade do Hospital São Camilo no município de Esteio. Foto David Alves/Palácio Piratini.
A nova UTI Neonatal do São Camilo passou a ter uma área de 361m², sendo que o número de leitos foi ampliado de 5 para 25 - Foto: David Alves/Palácio Piratini

O Hospital São Camilo, de Esteio, conta a partir desta quinta-feira (18) com a Maternidade e UTI Neonatal totalmente reformadas. As instalações foram inauguradas com a presença da secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes. Na ocasião, ela destacou os avanços da área no município de Esteio, bem como a diminuição da taxa de mortalidade materna e infantil no Rio Grande do Sul.

A nova UTI Neonatal do São Camilo passou a ter uma área de 361m², sendo que o número de leitos foi ampliado de 5 para 25 (10 de UTI mais 15 de cuidados intensivos). Foram investidos R$ 598 mil nas melhorias.

A maternidade, por sua vez, deixará de ser um espaço único e terá três locais distintos, qualificando o atendimento às gestantes: o Centro Obstétrico; o Alojamento Conjunto; e o Ambulatório de Gestantes. Essa qualificação e adequação de áreas físicas e funcionais visam um parto mais humanizado.

As reformas foram realizadas para o enquadramento da maternidade nos requisitos da Rede Cegonha, que inclui a capacitação dos servidores do hospital para o novo modelo. A retomada do atendimento na maternidade, que estava fechada desde o dia 11 de agosto, ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (22). 

Texto: Assessoria SES/RS
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul