Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria do Meio Ambiente realiza formatura do primeiro curso para guardas-parques do RS

Publicação:

Formatura guardas-parques
Foram entregues certificados a 32 servidores que integram o quadro funcional da Sema, responsável pela proteção das 23 Unidades - Foto: Sema/Divulgação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizou nesta sexta-feira (12) a formatura das duas primeiras turmas do 1º Curso de Formação de Guardas-Parques, capacitação até então inédita no Rio Grande do Sul. Em cerimônia realizada na sede da Afocefe Sindicato, em Porto Alegre, foram entregues certificados a 32 servidores que integram o quadro funcional da Sema, responsável pela proteção das 23 Unidades de Conservação do Estado. O curso se encerra em março de 2015, com as aulas para uma terceira turma de guardas-parques.

A capacitação, promovida pela Sema, em parceria com a Brigada Militar, vem sendo realizado no Centro de Visitantes do Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, e é composto por três módulos, com aulas teórico-práticas e de emprego de arma de fogo. A cerimônia foi marcada por forte emoção da parte dos servidores e de seus familiares, uma vez que a valorização da categoria era uma reivindicação de muitos anos, que ao longo da atual gestão foi estabelecida.

Além do curso, os guardas-parques receberam no começo deste ano uniformes especiais e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, as unidades de conservação receberam nos últimos meses veículos especiais para terrenos acidentados.

”Tudo isso é resultado de uma gestão que tem como princípio a boa prestação de serviços à sociedade e a conservação ambiental, ação essa que somente pode ser feita com a valorização do quadro funcional e a parceria com os servidores do Estado”, destacou o secretário Neio Lúcio Fraga Pereira.

Também participaram da cerimônia o comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, coronel Ângelo Antônio Vieira da Silva, o diretor geral da Sema, o biólogo Luís Fernando Perelló, a diretora do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), o chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC), Rafael Erling, e o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Rogério Ramos. O major João José Correa da Silva, professor do curso, foi o paraninfo das duas turmas.

Texto: Hélio Gama Neto
Edição: Redação Secom
 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul