CDL de Porto Alegre concede o selo Loja Sustentável a três agências do Banrisul

Representantes de três agências do Banrisul de Porto Alegre receberam o selo Certificação Loja Sustentável da CDL-POA - Foto: Banrisul/Divulgação

As boas práticas de sustentabilidade de três agências do Banrisul na Capital foram reconhecidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA). O Programa Certificação Loja Sustentável da CDL-POA concedeu, nessa sexta-feira (12), o selo da certificação às agências Azenha, Cidade Baixa e Duque de Caxias. A premiação foi entregue pela vice-presidente de Sustentabilidade e Relações Públicas da entidade, Nilva Bellenzier. O evento aconteceu no Salão Nobre do Banrisul, em Porto Alegre, com a presença do presidente do Banco, Túlio Zamin, e dos diretores da instituição, Jone Pfeiff e Vicente Rauber.

Um dos objetivos do selo do Programa Certificação Loja Sustentável da CDL-POA é evidenciar as iniciativas do varejo que visam o equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e o meio ambiente. Para ganhar o selo, as agências do Banrisul inscreveram suas ações em benefício da sustentabilidade, que foram auditadas por uma equipe técnica da entidade. Alguns dos critérios utilizados para a avaliação são a geração de resíduos, a otimização de recursos naturais, a gestão de processos internos, a emissão de gases de efeito estufa e questões sociais, como treinamentos internos.

Na ocasião, Túlio Zamin enfatizou que cada vez mais as entidades se somam para promover uma maior conscientização de práticas sustentáveis. “A partir de agora, as agências poderão potencializar o trabalho que já vem se consolidando, sendo que as pequenas ações é que vão produzir grandes efeitos. Essa é mais uma etapa da rotina que deve ser permanente”, ponderou. “Quero reafirmar o compromisso e as nossas convicções pela política do meio ambiente e pelo projeto de atitudes mais sustentáveis”, frisou ele.

Durante o seu pronunciamento, Nilva Bellenzier destacou as metas da CDL-POA de fornecer ferramentas aos associados capazes de gerar ações eficazes e liquidez. “Queremos que as iniciativas construídas permaneçam para as gerações futuras em prol de um planeta habitável, com muitos recursos naturais. Temos que passar essa conscientização como uma espécie de cascata, de forma engajada e cientes da nossa obrigação. São ações do dia a dia que farão a diferença, como economizar água, tomar banho com menos tempo, evitar copinhos de plástico, não jogar lixo no chão, entre outras”, salientou.

O selo da agência Azenha foi recebido pela gerente-geral Adriana Bonafé e pela gerente adjunto Nilvane Pagno, e o da agência Cidade Baixa pelo gerente de negócios Alexandre Lima. Já a premiação da agência Duque de Caxias foi recebida pela gerente-geral Lúcia Maristela Martins e pela gerente de negócios Bruna Biffi.

Ao representar as agências premiadas, Nilvane Pagno destacou a satisfação de participar do projeto de sustentabilidade. “As pequenas ações é que fazem toda a diferença. Com a distinção da CDL-POA passamos a levar o nome do Banrisul perante à sociedade. Estamos no caminho certo e prontos para novos desafios”, disse Nilvane, ao agradecer também o apoio e a parceria recebidos pela equipe da Gestão Socioambiental do Banco.

Os trabalhos foram inscritos no mês de julho e, por meio da orientação técnica do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul, foram feitas adequações necessárias para concorrer ao selo. As agências destacaram-se por sua atuação na reutilização de papéis; coleta seletiva; destinação correta de resíduos impactantes, como lâmpadas e tonners; o desligamento de monitores e a utilização de sensores para a luz; o recolhimento e a doação de papéis e o treinamento para colaboradores, referente a práticas ambientais.  A agência Azenha também foi destaque pelo uso de xícaras na agência e a consequente redução do consumo de copos plásticos.

Texto: Assessoria Banrisul
Edição: Redação Secom