Governo inaugura sede da 13ª Regional de Proteção e Defesa Civil em Frederico Westphalen

Nova sede vai atender 54 municípios da região Noroeste do Estado
Nova sede vai atender 54 municípios da região Noroeste do Estado - Foto: Aguinaldo Forneck

A partir desta quinta-feira (27), 54 municípios da região Noroeste do Estado passam a integrar a 13ª Coordenadoria Regional Estadual de Proteção e Defesa Civil, com sede em Frederico Westphalen. A instalação atende uma antiga reivindicação da comunidade, do poder legislativo, da prefeitura que cedeu o local e estrutura para instalação da regional, e da Associação dos Municípios da Zona de Produção do Rio Grande do Sul.

Com a nova sede diminui o tempo de resposta da defesa Civil junto aos municípios da região durante a ocorrência de eventos adversos. Também serão desenvolvidos cursos para a comunidade direcionados a ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de cenários de desastres.

O prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Júnior, parabenizou o Governo do Estado pela compreensão da necessidade da instalação da regional no município que era uma luta de mais de seis anos. “O Estado teve a sensibilidade de atender a nossa reivindicação que já vinha a anos sendo solicitada pela comunidade. Demos o pontapé inicial, mas sabemos que o tema é muito complexo e que temos que evoluir pois a regional coordenará 54 municípios”.

“Nesses quatro anos buscamos fazer uma reestruturação na Defesa Civil Estadual, instalamos mais duas regionais e investimos na parceria e qualificação dos agentes municipais, pois são essas pessoas que fazem o atendimento imediato durante os desastres. E durante as enchentes, em junho quando instalamos uma sede provisória da Defesa Civil na cidade tivemos a certeza da importância de fixar uma regional para atender os municípios da região”, lembrou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano.

Durante o ato, foi descerrada a placa de inauguração da regional pelo coronel Moiano juntamente com os prefeitos dos municípios que integram a 13 ª Coordenadoria Estadual. A criação dessa regional de defesa civil faz parte do plano de ações da área desenvolvido ao longo desses quatro anos pelo Governo do Estado, que estruturou a coordenadoria com investimentos na capacitação de profissionais e na aquisição de materiais modernos, ampliando o sistema em todo o Estado.

Texto: Sacha Rochele Núñez
Edição: Redação Secom