Catamarã da zona sul de Porto Alegre começa a circular no dia 12 de dezembro

Data da viagem inaugural do catamarã da zona sul de Porto Alegre a Guaíba foi anunciada nesta quinta-feira (27), durante o encontro que discutiu o Plano Hidroviário Metropolitano, na Capital
Data da viagem inaugural do catamarã da zona sul de Porto Alegre a Guaíba foi anunciada nesta quinta-feira (27), durante o - Foto: João Pedro Zettermann

A data da viagem inaugural do catamarã da zona sul de Porto Alegre ao município de Guaíba foi anunciada nesta quinta-feira (27), durante o encontro que discutiu o Plano Hidroviário Metropolitano, na Capital, entre os representantes dos governos federal, estadual e municipal. A travessia terá início no próximo dia 12 de dezembro, a partir do píer em frente ao BarraShoppingSul.

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), responsável pelos os estudos, investiu R$ 140 mil para a sinalização da rota. “Os percalços que atrasaram o início da operação foram superados e agora os novos projetos devem ser agilizados em até dois anos”, afirmou o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

Outro atracadouro, no Estádio Beira-Rio, deverá estar concluído no ano que vem. A linha faz parte do Plano Hidroviário Metropolitano. A instalação e os estudos de batimetria (análise da profundidade do Rio) deverão ser financiados pelo Sport Club Internacional.

A licitação para extensão da rota do transporte hidroviário até o Rio Jacuí, que envolve os municípios de Triunfo, São Jerônimo e Charqueadas, também foi apresentada ao Ministério das Cidades durante o encontro. A diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Luiza Gomide de Faria, manifestou apoio e garante que o incentivo a meios de transporte alternativos é prioridade do Governo Federal. "A integração entre os modais hidroviário e rodoviário também precisa acontecer para que o usuário seja beneficiado com a tarifa", destacou.  Ao sobrevoar Porto Alegre, a diretora ressaltou que percebeu que a Região Metropolitana têm a geografia ideal para que as águas sejam aproveitadas para a integração e mobilidade sustentável.

Uma das etapas para licitar a Rota do Jacuí é a realização de audiência pública. A Fundação, no último dia 20, realizou audiência no município de Triunfo. A próxima será no dia 4 de dezembro, em São Jerônimo, e a última deste ano, no dia 10, em Charqueadas.

Foi assinado também, nesta quinta-feira (27), um termo de cooperação para a Rota do Jacuí entre os municípios, Metroplan, Superintendência de Portos e Hidrovias, Marinha e EPTC. Segundo o diretor de Incentivo ao Desenvolvimento, Dante Larentis, o edital deve ser lançado em até 90 dias. Para prefeito de Triunfo, Mauro Poeta, “a alternativa vai levar o desenvolvimento à região”. Já para o prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, "é a realização de um sonho" ter uma linha hidroviária ligando os municípios.

A Rota do Jacuí vai partir do centro de Porto Alegre e passará pela Ilha da Pintada, Polo Petroquímico, Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo. Conforme os estudos da Metroplan, poderá ainda percorrer outro braço do Jacuí, e, ao invés de passar pela Ilha da Pintada, passará pelo terminal de integração de Canoas, na Praia de Paquetá. Nesta rota, o rio apresenta condições para a navegação, pois já possui hidrovias consagradas para o transporte de cargas. A rota terá finalidade tanto para o transporte diário de passageiros como para promover o turismo.

Participaram do encontro técnico, representantes da Metroplan, Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Marinha do Brasil, Ministério das Cidades, Secretaria do Meio Ambiente, Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Cais Mauá, Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Anatq) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Texto: Cristina Adami, João Pedro Zettermann e Evelyn Heinrich
Edição: Redação Secom