Fepagro doa áreas em Vacaria e Caxias do Sul à Uergs

Processo de doações de áreas da Fepagro para a Uergs faz parte da intensificação da parceria entre as instituições - Foto: Fernando Dias

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta semana a doação de 21 hectares da Fepagro Nordeste, em Vacaria, e 7,5 hectares da Fepagro Serra do Nordeste (Caxias do Sul) para a Uergs. As doações já haviam sido aprovadas pelo Conselho de Planejamento da Fepagro e obtiveram parecer favorável da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). Com a aprovação da Assembleia, falta apenas a sanção do governador Tarso Genro.

O diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, destaca que o processo de doações de áreas da Fundação para a Uergs faz parte da intensificação da parceria entre as duas instituições. "Hoje a Fepagro vive um grande momento, com uma estratégia bem delineada em aliar o ensino e a pesquisa. A presença física da Uergs em nossos Centros promoverá a integração entre nossos pesquisadores, os professores e estudantes, alavancando a pesquisa agropecuária", explica.

Um exemplo dessa aproximação foi a aprovação da Especialização em Agricultura e Sustentabilidade, ofertada pelas duas instituições em Cachoeira do Sul, que está com inscrições abertas para 30 vagas. Vice-reitora da Universidade, Eliane Kolchinski afirmou que as doações recentes vão consolidar a Uergs no seu Campi Regional 2. "Esta parceria é de grande estímulo para a Uergs. A relação entre as instituições resultará no desenvolvimento de pesquisas em conjunto, que serão úteis aos avanços acadêmicos".

O campus da Uergs em Vacaria já está em funcionamento, com os cursos superiores de Tecnologia em Agropecuária Integrada e de Tecnologia em Fruticultura. A doação da área da Fepagro possibilitará o oferecimento de mais um curso de graduação, em Agronomia. A proximidade física entre Fepagro e Uergs permitirá a formação de grupos de pesquisa interinstitucionais envolvendo professores da universidade e pesquisadores da Fundação, no intuito de fortalecer a pesquisa e possibilitar a oferta de programas de pós-graduação na área de Ciências Agrárias.

Atualmente, a unidade da Uergs em Caxias do Sul oferece um curso superior de Tecnologia em Agroindústria e o bacharelado em Ciência e Tecnologia em Alimentos. Com a doação da área, será possível a construção da sede própria da Universidade, o que permitirá a expansão da oferta de cursos de graduação, como Engenharia de Alimentos e Automação Industrial, e de cursos de pós-graduação, além do desenvolvimento de pesquisas em parceria com a Fepagro.
Santana do Livramento

Também está tramitando na Assembleia a doação de mais uma área da Fepagro para a Uergs, em Santana do Livramento. Serão 28,7 hectares destinados à construção da infraestrutura necessária ao funcionamento do curso de Agronomia da universidade.

Texto: Elaine Pinto
Edição: Redação Secom